Ouvir
Clube Africa
Em Direto
Clube Africa

Tributo Bonga 78 - dia 6 de setembro no Capitólio

Tributo Bonga 78 - dia 6 de setembro no Capitólio


A homenagem ao criador de 'Mariquinha' realiza-se no Teatro Capitólio, em Lisboa, e vai contar com Yuri Cunha, Dom Kikas e "alguns convidados surpresa", segundo comunicado da produtora enviado à agência Lusa.

Bonga é o nome de José Adelino Barceló de Carvalho, nascido em Kipiri, na província angolana do Bengo.

Aquando do seu 75.º aniversário, também em entrevista à Lusa, Bonga recordou "os tempos difíceis" que viveu, tendo chegado "a ser proibido de atuar, até em Angola", e quando a música angolana, "de forma pejorativa, era chamada de folclore".

Referindo-se às atuais fusões musicais como os ritmos 'kizomba' com 'kuduro', o músico considerou que "correm o risco de passar depressa", ao contrário do género que sempre cantou, "o semba, que está definido, que é angolano, e é intemporal, aliás, mesmo os que fazem essas fusões acabam por vir bater ao semba".

Bonga referiu-se ao semba como uma música "que tem uma expressão própria e uma vivência muito forte em relação a todo um povo que fez disso a sua forma de vida".

Bonga comparou-se ao Vinho do Porto, afirmando que "quanto mais velho melhor" e daí "continuar hoje a ser cantado pelos mais novos".

Bonga estreou-se em 1972 com o álbum 'Angola'72', ao qual se sucederam outros 39, entre eles cinco coletâneas e dois gravados ao vivo. Em 2014, a França condecorou-o com a Ordem das Artes e Letras, grau de cavaleiro.