Ouvir
Grandes Figuras de África
Em Direto
Grandes Figuras de África Com Ângela Coutinho

Ricardo Leal dos Santos cai para quinto no Africa Eco Race em todo-o-terreno

Ricardo Leal dos Santos cai para quinto no Africa Eco Race em todo-o-terreno

A dupla Ricardo Leal dos Santos e Maykel Justo baixou para o quinto lugar na classificação geral da oitava edição da Africa Eco Race, prova todo-o-terreno que liga Marrocos ao Senegal.

Depois de no primeiro dia da competição ter terminado na terceira posição, a dupla luso-brasileira atrasou-se hoje numa etapa de 313 quilómetros de setor seletivo, entre Jorf El Hamam e Tagounite, caracterizada por extensões de dunas e areia.

Aos comandos de uma 'pick-up' Nissan Navara V8, a dupla terminou a 12.12 minutos do primeiro classificado na classificação geral, a dupla do Cazaquistão Yuriy Sazonov/Aleksey Kuzmich, ao volante de um Hummer.

A etapa foi ganha pela dupla francesa Mathieu Serradori/Didier Haquette (o piloto português e o navegador brasileiro ficaram a 10.38 dos vencedores da etapa.

Elisabete Jacinto, por seu turno, terminou a etapa na quarta posição entre os camiões e no 13.º lugar na classificação geral conjunta.

Nas motos, que cumpriram hoje a sua primeira etapa na prova, os portuguedes José Fernando Sousa Jr. e José Fernando Sousa, ambos em KTM, terminaram a etapa nas 20.ª e 21.ª posições, com mais 2:09 e 2:10 horas do mque o vencedor da etapa e líder da prova.

O norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM) dominou claramente este primeiro dia competitivo das motos, cumprindo o traçado em 4:21.29 horas, menos 23.57 minutos do que o segundo classificado, o italiano Stefano Chiussi (Husqvarna), uma diferença justificada em parte pelos 12 minutos de penalização que lhe foram aplicados.

Na quinta-feira cumpre-se a terceira etapa do Africa Race, que conta com uma especial de 451 quilómetros cronometrados, entre Ouled Driss e Icht.

A oitava edição da Africa Eco Race percorrerá Marrocos, Mauritânia e Senegal até 10 de janeiro de 2016.