Ouvir
Nossa Terra
Em Direto
Nossa Terra Guiné-Bissau

Gil Semedo tem novo disco e homenageia Michael Jackson

Sempri Lider (Sempre Lider) é o mais recente trabalho do cantor cabo-verdiano radicado na Holanda, Gil Semedo

Gil Semedo tem novo disco e homenageia Michael Jackson

O disco, lançado no passado dia 25 de Fevereiro em Roterdão, na Holanda, é um marco na carreira do cantor porque representa o início de um novo capítulo da sua carreira.

Gil inicia este novo capítulo celebrando as suas raízes e o regresso à sua parceria com o seu irmão Vado Semedo, trazendo de volta o Caboswing, estilo musical criado pelos dois.

Mas "Sempri Líder" vai bem mais longe e trás-nos também novos sons, fusões e ritmos inovativos que são um irresistível convite para dançar e curtir a música electrificante de Gil Semedo.

"Sempri Líder", a música que dá nome ao álbum, é um tributo ao seu ídolo e "sempri líder" Michael Jackson e fala dos sacrifícios e da responsabilidade que vêm com a liderança.

Neste CD Gil Semedo canta em dueto com as seguintes estrelas da música: o rapper caboverdiano e português Boss AC, a angolana Yola Semedo e a brasileira Loalwa "Kaoma" Braz, que nos anos 80 protagonizou grandes sucessos com a Lambada "Chorando se foi".

O lançamento de "Sempri Líder" será em Cabo Verde, a terra natal de Gil Semedo, nas ilhas de Santiago (4 de Março), Sal (5 de Março), e São Vicente (6 de Março). Este será também o início da "Sempri Líder Tour", que nos próximos meses levará Gil Semedo a diferentes países de África, Europa e América.

Gil Semedo nasceu no dia 25 de outubro de 1974 na ilha de Santiago em Cabo Verde, mas ele imigrou aos seis anos de idade para a Holanda, onde mora até hoje.
Ele apareceu pela primeira vez na televisão Holandesa quando tinha quinze anos, participando no programa Sound Mix Show de Henny Huisman. Ele chegou até a final como imitator de seu ídolo Michael Jackson e por isso ele apareceu em vários outros shows na televisão Holandesa. O seu ídolo se tornou a sua maior inspiração. Depois disso, Gil Semedo seguiu seu próprio caminho como artista.
Gil Semedo construiu uma ótima carreira como cantor, compositor e entertainer. Ele sabe como emocionar seu público com a sua mensagem positiva e seu talento musical inovador. A combinação do som e da apresentação inspirada em Michael Jackson, misturada com a sua bagagem musical Afro-Caribenha, permitiu que ele criasse um novo e único estilo musical que ele batizou de: ‘Caboswing’, música pop dançante de Cabo Verde.

Desde 1991 Gil lançou vários álbuns. Seus discos de platina e ouro com megahits incontáveis como: Sweet Honey, Maria Julia, Nos lider etc. venderam mais de 500.000 exemplares. Muitas pessoas se inspiraram na sua música agitada e seguem o caminho que ele escolheu. Semedo foi rebatizado como o ‘Rei do Pop’de Cabo Verde.
Nos países Africanos de língua Portuguesa, ele atraiu, diversas vezes, mais de 60.000 pessoas aos seus shows. Durante as suas turnês pela África, Estados Unidos e diversos países na Europa, ele lotou estádios inteiros.
O outro lado do sucesso é que Gil, por causa de uma vida estressante, teve uma queda dramática de 8 andares, a qual ele milagrosamente sobreviveu. Mesmo tendo perdido parte da perna esquerda, o acidente não tirou dele a vontade de viver, nem a sua maior paixão: música e dança. Ele reencontrou o caminho para unir a pessoa e o artista dentro dele. e por isso.
Na sua música, ele canta sobre as lições da vida e as conquistas que o levaram ao ponto onde se encontra. Sua fé, seu otimismo e a sua força são inspiração para milhares de pessoas em todo o mundo.
Em 2008 ele mostra mais uma vez o seu pioneirismo e demonstra a real abrangência da música de Cabo Verde com o álbum ‘Cabopop’, que abraça a música tradicionalmente acústica.
‘Cabopop’ também carrega o nome da fundação que ele criou com colegas em Holanda. Esta organização social tem como objetivo unir talentos de Cabo Verde e promover a sua música, arte e cultura em grande escala.
Em 2010, Gil Semedo reuniu-se ao seu irmão Vado Semedo, para gravar o seu novo álbum ‘Sempri Lider’ (Sempre o Líder). Em ‘Sempri Lider’ Gil Semedo regressa às seus raízes, trazendo-vos de volta o seu estilo próprio, o Caboswing.

Biografia in: http://www.gilsemedo.com