Ouvir
PROGRAMA DA MANHÃ - RDP ÁFRICA
Em Direto
PROGRAMA DA MANHÃ - RDP ÁFRICA Com Vasco Dinis.

Governos de Moçambique e do Quénia com interesse em melhorar relações comerciais

Os governos de Moçambique e do Quénia manifestaram o interesse de melhorar as relações comerciais, considerando que os dois países devem aproveitar ao máximo as potencialidades de que dispõem.

Governos de Moçambique e do Quénia com interesse em melhorar relações comerciais

Governos de Moçambique e do Quénia com interesse em melhorar relações comerciais

Maputo, 22 nov (Lusa) - Os governos de Moçambique e do Quénia manifestaram hoje o interesse de melhorar as relações comerciais, considerando que os dois países devem aproveitar ao máximo as potencialidades de que dispõem.

"Os negócios entre Moçambique e Quénia continuam muito poucos, mas tendem a subir. Temos de seguir trabalhando juntos para melhorar as relações e aproveitar o potencial dos dois países", disse Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia.

O chefe de Estado queniano falava num encontro entre empresários dos dois países no âmbito de uma visita de trabalho que o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, realiza desde terça-feira ao Quénia.

Para Uhuru Kenyatta, é possível melhorar as relações comerciais entre os dois estados, face às respetivas potencialidades.

"É necessário mesmo que estejamos unidos. Só assim poderemos melhorar", frisou Uhuru Kenyatta.

Por sua vez, o chefe de Estado moçambicano defendeu que é necessária uma análise para que se perceba o que pode ser melhorado na relação entre os dois países.

"Estamos aqui a dizer que devemos trabalhar. Estamos abertos para corrigir o que está errado nesta relação, como forma de melhorarmos a cooperação", observou o chefe de Estado moçambicano.

Dados oficiais indicam que Moçambique exportou 31 milhões de dólares (27,1 milhões de euros) para o Quénia e importou 12 milhões de dólares (10,5 milhões de euros), valores referentes a várias áreas de cooperação entre os dois países.