Ouvir
A Hora das Cigarras
Em Direto
A Hora das Cigarras

Metical desvaloriza-se lentamente e dólar aproxima-se de máximo dos últimos 12 meses

O metical, moeda moçambicana, seguiu na última semana uma lenta desvalorização face ao dólar e o preço da moeda norte-americana aproxima-se agora do valor mais caro dos últimos 12 meses, segundo a empresa financeira Euronet.

Metical desvaloriza-se lentamente e dólar aproxima-se de máximo dos últimos 12 meses

 

O dólar fechou na segunda-feira a um câmbio de 62,18 meticais, seguindo uma tendência de subida de preço que se verifica desde agosto de 2018, altura em que chegou a custar 57 meticais, de acordo com as tabelas de câmbio daquela empresa.

A última vez que a moeda norte-americana tinha estado cotada acima dos 62 meticais, nos últimos 12 meses, tinha sido em março de 2018.

A divisa dos EUA é a moeda que serve de base de cálculo às taxas de câmbio de referência para as outras moedas em Moçambique.

Durante a última semana, o dólar foi comprado em Moçambique a uma média de 61,38 meticais e vendido a 62,59, de acordo com as taxas diárias divulgadas pelo banco central e seguidas pela Lusa.

Por sua vez, o euro foi comprado no país, durante a última semana, a uma média de 70,24 meticais, mais 45 centavos de metical que na semana anterior, e foi vendido a 71,64, uma subida de 47 centavos face ao mesmo período.

A banca moçambicana regressa hoje à atividade, depois da tolerância de ponto de segunda-feira, concedida pelo feriado dos Heróis Nacionais, comemorado no domingo.