Ouvir
Reportagem RDP África
Em Direto
Reportagem RDP África

`Os Interessantes`

Ao nono romance, a americana Meg Wolitzer atinge a fama mundial

`Os Interessantes`

Filha de uma viúva amarga e vinda dos subúrbios melancólicos de Nova Iorque, Julie Jacobson conheceu 'Os Interessantes' num acampamento de verão, aos 15 anos, em plenos anos de 1970. Tinham vivências bem diferentes das suas, mas convidaram-na a juntar-se ao clube. A Julie passou a ser Jules, para sempre e a sua vida, ou o que ela pretendia dela, também se altera. Mas o tipo de talento e criatividade celebrados na adolescência nem sempre são suficientes para impulsionar a vida aos 30 - já para não falar dos 50. Nem todos os seis 'Interessantes' vão conseguir manter viva a chama que os distinguia. Décadas mais tarde, a amizade mantém-se, embora tudo o resto tenha mudado. Jules, que sonhara ser atriz, resignou-se a ser terapeuta. Cathy abandonou a dança. Jonah pôs de lado a guitarra para se dedicar à engenharia mecânica. Goodman está em parte incerta. Apenas Ethan e Ash se mantiveram fiéis aos seus planos da juventude: Ethan criou uma série de tv de sucesso e Ash é uma encenadora aclamada. Não são apenas famosos e bem-sucedidos, têm também dinheiro e influência suficientes para concretizar todos os seus sonhos.

Mas qual é o futuro de uma amizade tão profundamente desigual? O que acontece quando uns atingem um extraordinário patamar de sucesso e riqueza, e outros são forçados a conformar-se com a banalidade, cientes que o talento, afinal, não é chega?

Autora de culto de uma geração de mulheres emancipadas, aos 54 anos Meg Wolitzer obtém a aclamação da crítica e dos seus pares, para além de conquistar novos leitores, com o mais ambicioso dos seus livros. Até ao momento.