Ouvir
As noites do Kilimanjaro
Em Direto
As noites do Kilimanjaro Com DJ Carlos Pedro

A RDP África assinalou 25 anos de emissões com a organização de uma gala comemorativa

A RDP África assinalou 25 anos de emissões com a organização de uma gala comemorativa


A RDP África comemora 25 anos de emissões e para assinar esta data realizou a Gala 25 Anos RDP África, um espetáculo muito especial que distinguiu personalidades de várias áreas.

 A RDP África realizou no passado sábado uma Gala especial para assinalar os 25 anos de emissões - Gala RDP África: 25 Anos. Esta foi uma produção inovadora, produzida em cenário virtual, que teve transmissão na RTP 1, RTP África e RTP Internacional e em rtp.pt/rdpafrica. Neste espetáculo, que decorreu nos estúdios da RTP, a RDP África aproveitou a ocasião para distinguir 12 personalidades do universo lusófono que se têm destacado nas mais diversas áreas da sociedade são elas: 
Artes Plásticas Lívio de Morais Moçambicano a viver há 50 anos em Portugal
Cinema Weket Bunguê Produtor, ator e realizador guineense a viver na Bélgica
Teatro Abdulai Silá Dramaturgo guineense
Ciência Parque Natural da Gorongosa Moçambique
Sociedade Civil Miguel de Barros Guineense, membro da ONG "Tiniguena"
Desporto Naide Gomes Atleta Olímpica portuguesa com raízes em São Tomé e Príncipe
Moda Roselyn Silva Vencedora do concurso "Shark Tank", natural de São Tomé e Príncipe
Música Bonga Angolano, o mais internacional artista africano lusófono da atualidade
Dança Raíz di Polon Companhia de Dança de Cabo Verde, que comemora 30 anos
Literatura Dina Salústio Escritora de Cabo Verde, prestes a comemorar os seus 80 anos
Prémios Especiais:  Prémio Especial do Público Calema
Prémios Especiais:   Prémio Especial do Júri (equipa da RDP África) Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde e da CPLP, pelo seu especial contributo para a democracia nos países africanos de língua portuguesa.
 Ao longo de uma noite cheia de glamour, apresentada por alguns dos nomes mais conhecidos da RDP África, foi dado a conhecer o trabalho da estação nos diferentes países com ligações em direto dos correspondentes da rádio em África. Este espetáculo contou também com dois convidados especiais, os humoristas Maria Rueff e Alcibiades Horta, de Cabo Verde.Nesta noite tão especial e de festa a música não podia faltar, pelo que contámos com a presença de prestigiados artistas lusófonos como Calema, Paulo Flores, Tito Paris, Calema, Micas Cabral, Guilherme Silva, Soraia Ramos, Manecas Costa e ainda outros convidados surpresa. A Gala RDP África: 25 Anos culminou uma semana de comemorações, com destaque para o Seminário Internacional RDP África, que contou com a presença dos Presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, de Cabo Verde e da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, para além de Marcolino Moco e Francisco Ribeiro Telles, primeiro e atual Secretários Executivos da CPLP.

Ainda no âmbito dos 25 anos da RDP África, espera-se para a próximas semanas a abertura de emissões no Porto, complementando a rede nacional de emissores em Portugal. Atualmente, a RDP África tem distribuição terrestre em Lisboa, Coimbra e Faro; para além dos territórios de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.