Ouvir
JORNAL ÁFRICA - Edição da Manhã
Em Direto
JORNAL ÁFRICA - Edição da Manhã Edição de João Pereira da Silva

Angola/Portugal: MPLA manifesta "apreço" pelo "sucesso" da visita de João Lourenço

O Movimento Popular de Libertação de Angola manifestou em comunicado, "apreço pelo sucesso" da visita de Estado efetuada pelo Presidente angolano a Portugal, parceiro com quem se "deve continuar a reforçar a cooperação multifacetada".

Angola/Portugal: MPLA manifesta apreço pelo sucesso da visita de João Lourenço



Numa nota de imprensa, o Bureau Político do partido liderado também por João Lourenço sustenta que a "cooperação multifacetada" deve traduzir-se na captação de investimentos, transferência de tecnologia e de conhecimentos, "o que poderá propiciar a criação" de novas parcerias público-privadas e de empresas de capital misto.

"O Bureau Político do MPLA manifesta o seu apreço pelo sucesso da primeira visita de Estado que o Presidente da República de Angola, camarada João Lourenço, titular do poder executivo, efetuou, de 22 a 24 de novembro corrente, a Portugal, no quadro da consolidação do papel do país no contexto internacional", lê-se na nota.

Neste contexto, prossegue-se, o Bureau Político do partido no poder em Angola desde a independência, em 1975, "saúda" a decisão da reativação da Comissão Ministerial Permanente, vocacionada à identificação, a nível técnico e ministerial, das prioridades da cooperação bilateral e o acompanhamento da implementação, "de modo a contribuir para uma melhor utilização dos recursos disponíveis".

O órgão do MPLA "enaltece" também o facto de João Lourenço "ter reservado momentos de interação com a comunidade angolana em Portugal, à qual pôde transmitir o calor da nova Angola aos seus integrantes, muitos dos quais não têm contacto direto com a realidade do país há longos anos".