Ouvir
Musica sem Espinhas
Em Direto
Musica sem Espinhas Com Nuno Sardinha

Cabo Verde retoma ligações entre algumas ilhas

Audio: primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva

A partir da próxima segunda-feira, dia 11, vão ser retomadas as ligações maritimas entre as ilhas onde o estado emergência foi levantado no dia 26 de Abril, por não se registarem casos de infecção por covid-19...

O anúncio foi feito esta manhã, numa declaração ao país, pelo primeiro-ministro. Ulisses Correia e Silva justificou a decisão do Governo com a evolução epidemiológica positiva nas ilhas de S. Vicente, S. Antão, S. Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava. De fora destas ligações ficam, para já, as ilhas da Boa Vista e de Santiago onde vigora ainda o estado de emergência.

Ulisses Correia e Silva afirmou que o transporte de mercadorias e passageiros entre as ilhas onde não se registam casos de infecção por covid-19 fica sujeito ao cumprimento de normas de protecção sanitária que constam de uma resolução do Governo. 

Quanto às ligações aéreas entre as ilhas e com o resto do mundo, Ulisses Correia e Silva avançou que a decisão será tomada depois das diretivas da ICAO e da IATA, que deverão ser conhecidas ainda este mês.

O chefe do Governo cabo-verdiano informou ainda que na próxima semana irá anunciar a saida faseada, progressiva e controlada das restrições após o fim do estado de emergência que vigora até ao dia 14 de Maio nas ilhas da Boa Vista e Santiago.