Ouvir
DEBATE AFRICANO
Em Direto
DEBATE AFRICANO

Eleições Angola - Não há números oficiais mas MPLA anuncia vitória

Partidos da oposição pedem resultados provisórios à CNE

Eleições Angola - Não há números oficiais mas MPLA anuncia vitória


O Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) exortou hoje os políticos a "aceitarem tudo o que o povo livremente exprimiu nas urnas" e a trabalharem para que "a cultura da democracia seja o pão nosso de cada dia". Esta posição foi transmitida à agência Lusa.

O porta-voz da CEAST, José Manuel Imbamba, disse ainda que os políticos "devem saber acatar a soberania do povo" e "devem olhar para a democracia como um bem".

Ainda não há números oficiais em relação aos resultados das eleições de Angola, mas o MPLA garante que tem a "maioria qualificada assegurada" e a eleição de João Lourenço para Presidente da República. A informação foi avançada pelo secretário do Bureau Político do partido, João Martins.

O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, já contestou o anúncio de vitória do MPLA e pediu à Comissão Nacional Eleitoral "a ter a coragem de divulgar os resultados provisórios reais" que vão chegando aos partidos.

Por outro lado, o porta-voz da CASA-CE, Lindo Bernardo Tito, diz que não haverá maioria absoluta por parte de quem ganhar as eleições.