Ouvir
CONSULTÓRIO JURÍDICO
Em Direto
CONSULTÓRIO JURÍDICO

Exposição, conferência e muita música no Dia Nacional da Morna em Cabo Verde

Uma exposição temática e uma conferência sobre o compositor e músico B.Leza são algumas das atividades previstas para o Dia Nacional da Morna que se assinala pela primeira vez em Cabo Verde na segunda-feira.

Exposição, conferência e muita música no Dia Nacional da Morna em Cabo Verde



Este Dia Nacional foi decretado em março, no decurso do processo da candidatura da morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade e em homenagem ao músico B.Leza, nascido em 03 de dezembro em 1903.

Natural do Mindelo, Francisco Xavier da Cruz, conhecido como B.Leza, compôs dezenas de mornas, entre as quais "Eclipse", "Miss Perfumado", "Resposta de Segredo Cu Mar" e "Lua Nha Testemunha". Esta última terá sido composta no hospital, dias antes da sua morte, em 1958.

Uma nota do Instituto do Património Cultural (IPC) refere que para assinalar "este marco importante para o país" irá realizar-se na Assembleia Nacional uma exposição temática e uma conferência sobre o patrono do dia e a morna.

Esses eventos serão o culminar de um programa comemorativo, que se inicia na sexta-feira e envolve várias instituições, públicas e privadas.

No primeiro dia das comemorações decorre uma tertúlia sobre a "Morna ontem e hoje: tendências" numa livraria na capital e um programa televisivo sobre o mesmo tema.

Na segunda-feira, além da conferência na Assembleia Nacional, realiza-se uma alvorada pela Banda Militar, na zona histórica da cidade da Praia, o Plateau.

A partir de terça-feira e até dia 18 de dezembro vai estar patente, e será visitada por alunos, a exposição "Morna em Si", na Assembleia Nacional.

Em 17 de dezembro, um concerto intimista de homenagem a Cesária Évora vai ter lugar no Palácio Ildo Lobo, também na capital cabo.verdiana.

O último evento das comemorações acontece em 21 de dezembro, na rua pedonal do Plateau, e será uma homenagem à morna e à mulher.

Em 26 de março deste ano, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas entregou na UNESCO -- Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura, em Paris, a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade.

A decisão deverá ser conhecida até final do próximo ano.