Ouvir
Manual de Instruções
Em Direto
Manual de Instruções Com Fernanda Almeida

Médicos e investigadores cabo-verdianos em diferentes países estão a angariar fundos para aquisição de equipamentos e materiais de laboratório para o arquipélago.

Audio: Fátima Brito Monteiro, investigadora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Um grupo de médicos e investigadores cabo-verdianos radicados em diferentes países europeus e nos Estados Unidos está a trabalhar para angariar fundos para aquisição de equipamentos e materiais de laboratório para o arquipélago.

Segundo Fátima Brito Monteiro, investigadora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a prioridade neste momento é conseguir recursos para a compra de um equipamento para realização de testes à covid-19.

A investigadora avançou ainda que além deste apoio, o grupo pretende colocar à disposição do arquipélago o conhecimento cientifico que já produziram e que poderá ajudar o país no período pós-pandemia.

Fazem ainda parte do grupo o cirurgião Júlio Teixeira, do corpo clínico do Lenox Hill Hospital de Nova Iorque, o oncologista Frederico Sanches, do corpo clínico do Hospital Garcia de Orta , Portugal, José Teixeira de Sousa, professor de engenharia elétrica e de computadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigador do INESC-ID, e Jaílson Brito Querido, investigador do MRC Laboratory of Molecular Biology e na Universidade de Cambridge no Reino Unido.

A disponibilidade do grupo foi manifestada em carta dirigida a 20 de abril ao Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.