Ouvir
PROGRAMA DA MANHÃ - RDP ÁFRICA
Em Direto
PROGRAMA DA MANHÃ - RDP ÁFRICA Com Vasco Dinis.

Milhares de pessoas nas ruas de Mocímboa da Praia pela paz e educação

Marcha pela paz acontece uma semana depois do ataque que provocou 17 mortos

Milhares de pessoas nas ruas de Mocímboa da Praia pela paz e educação


Milhares de pessoas saíram hoje às ruas de Mocímboa da Praia numa marcha pela paz e pela educação. Esta ação acontece uma semana depois do ataque e do assalto de homens armados que provocou 17 mortos.

O enviado especial da RTP a Mocímboa da Praia, Pedro Martins, tem falado com líderes muçulmanos da região que revelam que os jovens estão a ser recrutados e radicalizados por desordeiros extremistas. O sheik Seide Bakar, representante na província do Conselho Islâmico Moçambicano, garante que já tinha alertado as autoridades para movimentações de grupos extremistas, mas não foi dada a devida atenção a este problema. 

A comunidade islâmica de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, demarca-se da violência e alerta para a existência de campos de treino para pessoas com uma visão mais radical do Islão.

Filipe Pathé Duarte, especialista em segurança internacional, explica que a posição geoestratégica de Moçambique torna o país um alvo preferencial dos grupos extremistas.

Na quinta-feira, 5 de outubro, um grupo de homens atacou postos de polícia resultando em 17 mortes - dois polícias, um civil e 14 atacantes. Embora a polícia não assuma a ligação do grupo a extremistas, há vários relatos que confirmam o contrário.