Ouvir
Programa da Manhã - RDP Africa
Em Direto
Programa da Manhã - RDP Africa Com Vasco Dinis.

O crédito em angola tem de começar a fluir

A opinião é do ministro de estado para o desenvolvimento económico e social.

O crédito em angola tem de começar a fluir

A banca comercial angolana deve ter uma maior intervenção na concessão de créditos ao sector empresarial, para impulsionar a produção nacional.

O apelo foi feito hoje pelo ministro de estado para o desenvolvimento económico e social do país. Manuel Nunes Júnior falava em Luanda, durante a sessão de abertura de uma conferência sobre financiamento ao sector privado.

O governante referiu ainda que o peso crédito bancário na economia em relação ao Produto Interno Bruto, (PIB) situa-se na ordem dos 14%, um valor muito baixo segundo o ministro quando comparado com outras economias a nivel mundial.

Segundo um estudo efectuado há sete anos pelo Banco Central de Angola são vários os constragimentos que existem do lado da procura e da oferta. Quem procura crédito depara-se com taxas muito altas e muita burocracia que dá crédito confronta-se com empresas sem contabilidade organizada e baixo nível de literacia financeira.

Constrangimentos que segundo o ministro Manuel Nunes Junior, tem de desaparecer até porque o espaço para o crescimento é muito grande em Angola.