Ouvir
Diáspora
Em Direto
Diáspora Com Luís Lucena

Organização alemã discute em Berlim as condições das mulheres na CPLP

A Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa (DASP) organiza um colóquio, nos dias 28 e 29, em Berlim, para discutir "A condição das mulheres nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa".

Organização alemã discute em Berlim as condições das mulheres na CPLP



Durante dois dias, 14 intervenções, pretendem mostrar o papel da mulher em Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde ou Guiné-Bissau, por exemplo. Países que são "pouco conhecidos na Alemanha porque os jornais só falam deles quando há algum escândalo", lamenta Helmut Siepmann, presidente da DASP.

O tema escolhido para este colóquio é o papel das mulheres nos países da CPLP, um assunto que está em discussão "em todas as esferas da sociedade, em todas se discute o papel da mulher, o privilégio ou o não privilégio feminino na sociedade", explica Siepmann.

"Vemos, em vários lugares, mulheres dirigentes. A secretária executiva da CPLP, quem vem assistir a este congresso, é uma mulher. Naturalmente isso não basta porque na política os dirigentes são, normalmente, homens. É isso que queremos perceber, e ver também de que forma é que a literatura, nestes países, retrata o papel feminino na sociedade moderna", adianta o professor universitário de românicas, com especialização em literatura portuguesa, da Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestefália em Aachen.

"A voz feminina de Mia Couto" ou "As realidades femininas cabo-verdianas: o batuque em Portugal" são duas das palestras previstas para este congresso.

Helmut Siepmann revela que todos os anos são vários os interessados neste colóquio, dando o exemplo de grupos de estudantes da Universidade Livre de Berlim, que vêm com os seus leitores.

"Há interessadas no desenvolvimento de África, no desenvolvimento dos contactos com estes países e sobretudo os estudantes que se dedicam à língua portuguesa. Para eles é uma espécie de contribuição para o conhecimento que têm dos países sobre os quais fazem os seus estudos", esclarece o presidente da Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa.

O colóquio "A condição das mulheres nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa" realiza-se nos próximos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira) na Embaixada do Brasil, em Berlim. Contará com a presença da Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira.