Ouvir
METROPOLIS : Cultura Urbana Portuguesa
Em Direto
METROPOLIS : Cultura Urbana Portuguesa Com Rogério Gomes

Relações entre Europa e África em análise em Lisboa

Especialistas defendem mudança na ajuda ao desenvolvimento, "que fez pouco" pelo continente africano

A conferência sobre "A parceria África-Europa em construção" prossegue na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, organizada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pelo Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, e pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE.

Investigadores europeus e africanos querem criar uma nova lógica de convergência e diálogo nas relações entre os dois continentes. Apesar de reconhecerem a importância da ajuda ao desenvolvimento, alguns especialistas defendem uma mudança de paradigma, numa altura em que a Europa está em crise e África em pleno crescimento.

Durante a manhã debateu-se o tema "Fluxos e Actores do Desenvolvimento". Um dos participantes na conferência, a antropóloga Alcinda Honwana - Professora visitante na "Open University" do Reino Unido e na Columbia University, em Nova Iorque, deixou claro que um dos problemas com que a sociedade tem que se debater é o da população jovem africana, com muitas dificuldades em entrar no mercado de trabalho.

Pouco depois, o Presidente do Conselho Executivo do Instituto Marquês de Valle Flôr - Paulo Telles de Freitas, frisava que o diálogo entre continentes tem que ser mudado.

A acompanhar os debates está a jornalista Paula Borges: