Ouvir
JORNAL ÁFRICA - Edição da Manhã
Em Direto
JORNAL ÁFRICA - Edição da Manhã Edição de João Pereira da Silva

São Tomé e Príncipe desceu para 12º. lugar no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

São Tomé e Príncipe caiu uma posição para 12.º lugar no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018, apesar do progresso ligeiro, indica o documento hoje divulgado.

São Tomé e Príncipe desceu para 12º. lugar no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana 2018

v

O país somou uma pontuação de 59,2 num total de 100 pontos, contra 61 no ano passado, mantendo a tendência positiva dos últimos 10 anos.

O relatório melhorias na categoria de Segurança e Estado de Direito, mas piores avaliações nas restantes categorias de Participação e Direitos Humanos, Desenvolvimento Económico Sustentável e Desenvolvimento Humano.

Indicadores como corrupção no setor público, liberdades e diretos civis ou ambiente de negócios mostraram um bom desempenho relativamente ao ano passado.

Porém, as políticas sociais, educação ou liberdade de expressão e associação mostram algum recuo.

São Tomé está ainda entre oito países que incluem Angola, África do Sul ou Zimbabué que registaram uma recessão recente, com interrompendo um progresso nos últimos cinco anos na sub-categoria de saúde.

O Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.

Este ano a informação foi recolhida junto de 35 fontes oficiais e usada em 102 indicadores, dos quais 27 para a categoria de Segurança e Estado de Direito, 19 para Participação e Direitos Humanos, 30 para a categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável e 26 para Desenvolvimento Humano.