Ouvir
A Nossa História
Em Direto
A Nossa História Com Ângela Coutinho

XV Correntes d`Escritas arranca na Póvoa de Varzim

Mais de 60 escritores de expressão ibérica debatem temas ligados aos livros e à leitura

A literatura chegou à Póvoa de Varzim com a 15ª edição do Correntes d'Escritas - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que desde 2000 reúne na cidade nortenha centenas escritores e leitores.  
 
Num "aperitivo" do programa principal que se desenrola entre quinta e sábado, começaram logo na manhã de quarta-feira as iniciativas em torno dos livros, com declamações de poesia nas ruas e espaços comerciais da cidade, assim como nas viagens do metro entre a Póvoa de Varzim e Porto. À noite houve lançamentos de livros e apresentação de projetos e leituras na Sala Eça de Queirós do Hotel Áxis Vermar, que este ano acolhe o evento.

A sessão de abertura está marcada para as 11:00, no Casino da Póvoa, altura em que serão anunciados os vencedores dos prémios literários e lançada a Revista Correntes d'Escritas 13, dedicada a Maria Teresa Horta. À tarde terá lugar, já na unidade hoteleira, outro momento alto do evento, com a conferência de abertura, que este ano está ao cargo de Adriano Moreira com o tema 'A Língua e o Saber'. De quinta-feira a sábado, além das mesas de debate que reúnem vários escritores e público, irão ainda decorrer as visitas de escritores às escolas do concelho, lançamentos de livros (16 ao todo), exposições, oficinas de escrita, leitura e conversas a dois entre escritores assíduos do evento, uma das novidades desta edição, além da Feira do Livro, também no Áxis Vermar.
 
Mais de 60 escritores estão presentes no evento, quinze dos quais são estreias: Ana Margarida de Carvalho, Andrés Neuman, Antonio Gamoneda, Elgga Moreira, Golgona Anghel, Inês Fonseca Santos, Joana Bértholo, João Ricardo Pedro, José Rentes de Carvalho, Manuel Rivas, Michel Laub, Miguel Sousa Tavares, Patrícia Portela, Ungulani Ba Ka Khosa e Valério Romão.

Oiça a reportagem da enviada-especial da RDP África Fernanda Almeida.