Quinta, 23 de Outubro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Notícias /
Local

Cartão Interjovem passa a dar desconto de 50% na SATA

Publicado: 2012-05-08 18:35:32 | Actualizado: 2012-05-08 18:36:01
Por: António Gil
Cartão Interjovem passa a dar desconto de 50% na SATA

O Secretário Regional da Presidência anunciou hoje que a grande novidade do Cartão Interjovem para a operação 2012/2013 é a integração da “SATA como empresa parceira, o que permite favorecer e alargar a mobilidade jovem através das viagens aéreas inter-ilhas”.


André Bradford, que falava na apresentação do Cartão Interjovem para 2012/2013, frisou que o alargamento da oferta às viagens da SATA representa “um valor acrescentado para os possuidores do cartão”, que através de uma tarifa específica que se denominará “Tarifa Interjovem SATA”, poderão “viajar com um desconto de 50% face à tarifa de residente”.

O governante lembrou que “esta novidade” resulta do “trabalho e das negociações que o Governo vem desenvolvendo há algum tempo”, não esquecendo que este foi “um objetivo prometido na apresentação do cartão, efetuada o ano passado”.

Para André Bradford, “a integração da SATA no leque de parceiros do Cartão, que este ano, com a entrada de mais 30, passa a barreira dos 300, reforça a atratividade do cartão e posiciona-o como um instrumento fundamental para a política de mobilidade juvenil”.

A “Tarifa Interjovem SATA”, que funcionará com um desconto de 50% do custo da tarifa de residente no período entre 18 de Junho e 30 de Abril de 2013, segundo a explicação de André Bradford, “decorrerá sem direito a reserva e a sua disponibilidade variará consoante a disponibilidade de lugares na viagem pretendida”.

Realçando o simbolismo da apresentação da operação 2012/2013 do cartão Interjovem nas instalações da Atlanticoline, André Bradford destacou a “importância da parceria desta empresa” que, conforme disse, “é fundamental e está na origem da criação do cartão”, acrescentando que “todos temos consciência que a componente do transporte marítimo de passageiros levou e leva muita gente a adquirir o cartão”.

Ao longo dos anos, o Cartão Interjovem com a Atlanticoline e agora com a integração da SATA reforça o seu objetivo central: permitir que a juventude açoriana circule por todas as ilhas dos Açores. André Bradford recorda, que neste contexto, “há poucas gerações atrás, conhecer as outras ilhas e os seus jovens era bem mais difícil do que é hoje em dia”. Os jovens, hoje, “sentem a Região como um todo”, disse.

Até hoje o Cartão Interjovem já registou a venda de cerca de 75.000 cartões. Para o Secretário Regional da Presidência, “este tem sido um processo de crescimento gradual e sustentado: no início as vendas representavam cerca de 4.000 cartões por ano, com o ano passado a assinalar a venda de mais de 10.500 cartões”.

Para além da oferta de transporte, componente muito forte do Cartão Interjovem, André Bradford sublinhou ainda “o esforço que tem sido desenvolvido no sentido de alargar o leque das mais-valias do cartão”, especialmente “os descontos que disponibiliza”, no sentido de “procurar o equilíbrio entre a componente de entretenimento e a vertente mobilidade com preocupações ao nível da formação e do acesso aos bens culturais”, a que se acrescenta “a acentuação da parceria com a Portugal Telecom através das telecomunicações” que, sublinha, “assumem especial importância no dia-a-dia dos nossos jovens”.

(GaCS/LFC)