Ouvir
A Força das Coisas
Em Direto
A Força das Coisas Luís Caetano

Argumentos de Óperas, Obra


La Finta Semplice

Ópera em três atos

LibretoMarco Coltellini baseado nos primeiros trabalhos de Carlo Goldoni

EstreiaPalácio do Arcebispo em Salzburgo no dia 1 de maio de 1769

Antecedentes e resumoA ópera bufa em três actos La Finta Semplice, estará para sempre associada a todo um mundo de intrigas que minou o caminho do jovem Mozart, quando este procurava afirmar-se entre os compositores adultos. Tudo começou em 1768, com os ensaios para a ópera que apesar de já terminada, só seria estreada no dia 1 de Maio de 1769, devido às suspeitas e intrigas que foram levantadas a cerca da originalidade da música. Mesmo com os esforços de Leopold para que as adversidades fossem contornadas, Wolfgang Amadeus Mozart só veria esta ópera ser apresentada uma vez na sua vida. Uma apresentação que teve lugar em Salzburgo e contou com uma série de cantores locais, entre os quais se encontrava Maria Magdalena Lipp, mulher de Michael Haydn.

La Finta Semplice é uma comédia onde o amor consegue ultrapassar toda uma série de obstáculos propostos pela commedia dell'arte.

Cassandro (baixo) e Polidoro (tenor) proíbem a sua irmã Giancinta (soprano) de casar com Fracasso (tenor), e a sua criada Ninetta (soprano) de casar com Simone (baixo). A irmã de Fracasso, Rosina, também a personagem principal desta ópera, conquista com a sua simplicidade os corações de Cassandro e Polidoro. Os dois irmãos entram nem confronto e acabam por consentir o casamento de sua irmã e da criada. No fim é Cassandro que fica com Rosina.