Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Destaques

Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00

Paisagens | Ana Telles / João Rabaça

|

Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00

A Antena 2 estreia uma nova série do programa Caleidoscópio II, intitulada Paisagens, realizada por Ana Telles e João Rabaça. Até ao final de Junho.

Domingos 22h00
Quartas 13h00

3 e 6 Abril - Uma viagem pelas paisagens agrícolas do sul de Portugal, com destaque para os sistemas extensivos de sequeiro.

10 e 13 Abril - Na continuação do programa anterior, propomos um percurso pelas estepes cerealíferas do sul, guiados por sons primaveris e estivais. 

17 e 20 Abril - Prosseguimos o itinerário pelas paisagens do sul, ao sabor dos ritmos sazonais e visitando as sonoridades dos campos agrícolas e olivais.

27 Abril - Uma viagem pelo fascinante mundo dos montados de sobro e azinho de Portugal.


Esta série de programas, integrada no programa Caleidoscópio, propõe uma viagem pelas paisagens de Portugal. Não se trata um roteiro descritivo, mas antes de um itinerário evocativo e sensorial, baseado em sons da natureza e obras musicais, sobretudo da tradição erudita europeia, que neles se inspiraram. Porque, se as nossas paisagens são únicas pelas histórias que contam, as sonoridades que as caracterizam são vastas na sua expressão territorial e desconhecem fronteiras. 
Paisagens pretende ser uma viagem de descoberta, em que se cruzam sugestões paisagísticas com cantos de aves, zumbidos de insetos, coros de anfíbios e outros sons naturais, mas também a evocação de imagens e aromas que nos habituámos a associar a determinadas paisagens... A proposta é abrangente mas não exaustiva, como um passeio descontraído através deste território singular do sudoeste da Europa marcado pelas influências mediterrânica, atlântica e continental, que criam modos de vida distintos e esculpem realidades diferenciadas.
Paisagens convida o ouvinte a explorar repertórios musicais e sonoridades naturais, calcorreando através da imaginação as diversificadas paisagens do nosso país; e a confrontar repertórios conhecidos da música erudita europeia com outros menos explorados, estabelecendo pontes entre eles e apresentando-os sob o ângulo da temática paisagística escolhida. Pretende simultaneamente estimular a contemplação do que o rodeia, a fruição da riqueza sonora que o envolve, e a reflexão sobre a responsabilidade coletiva que temos na preservação ou reabilitação das nossas paisagens. Venha daí!

Ana Telles


Para ouvir, clicar aqui.