Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Destaques

FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos | 22 Setembro a 2 Outubro

Utopia na Vila Literária

|

FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos | 22 Setembro a 2 Outubro FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos | 22 Setembro a 2 Outubro

FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos 

22 Setembro a 2 Outubro

Utopia na Vila Literária


Nesta 2ª edição de FOLIO celebra-se a Utopia, tema escolhido para o festival literário deste ano, assinalando os 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More (1516).
São 250 eventos em 11 dias, no maior Festival Literário de Portugal e  dos maiores da Europa.

Sobre ele há muitas coisas que já sabemos. 
Que vêm o Rushdie e o Naipaul, que o Camané vai cantar Jobim pela primeira vez, que as noites vão estar cheias de escritores, poetas, músicos e artistas, palavras e concertos. 
Que há Repertórios únicos e utópicos, a falar português e outras línguas com e sem sotaque. 
Que vai haver mais exposições, e aulas, e cinema, e poesia juntas por metro quadrado que em qualquer outro lugar. 
Que se vai pensar outra vez a Educação e a Literatura da forma mais ampla participada e abrangente; que uma das mais premiadas ilustradoras de todos os tempos também vai cá estar. 
Que tem cinco capítulos, Autores, Folia, Educa. Ilustra e Mais.
Há tanto que ver.


Pela 'escrita' de cada um dos cinco 'capítulos' deste Folio foi responsável um curador - José Eduardo Agualusa, no Folio Autores, Anabela Mota Ribeiro no Folio Folia, Mafalda Milhões no Folio Ilustra, Maria José Vitorino no Folio Educa, e José Pinho no Folio Mais -. e cada um deles escreveu um texto para a Antena 2,  sobre a sua programação e as suas linhas condutoras, sobre as suas escolhas, levantando o véu de algumas das inúmeras iniciativas que acontecem em cada capítulo deste extenso e variado Folio. 

Dentro do múltiplo e variado programa deste Festival Literário e não só, também a Antena 2 deixa algumas sugestões, algumas coincidentes com as dos curadores, outras não, abrindo pistas para que construa os seus próprios percursos de descoberta nesta viagem literária.



22 Setembro 08h30

Paulo Alves Guerra conversa com José Eduardo Agualusa, sobre o Folio
no programa da manhã da Antena 2



Folio Autores | Curador José Eduardo Agualusa

"O Folio é uma grande festa dos livros e do pensamento. O que mais sobressai é a diversidade – vamos ter autores provenientes de países muito diferentes, da Islândia ao México, passando por Cabo Verde e África do Sul. Autores com experiências e projetos literários muito distintos. Contudo, existe alguma unidade nessa diversidade. Este ano temos um fio comum, que une muitas das mesas do Folio Autores, a Utopia; além disso o evento mantém a identidade lusófona, reforçando a ligação ao Brasil.

Iremos discutir temas da actualidade, como a situação política no Brasil e a necessidade de novas utopias; o futuro da Europa, após a saída do Reino Unido da UE, ou o falhanço da utopia lusotropicalista. Debateremos também o colapso da crítica literária, as ligações entre o jornalismo e a literatura e a construção e o lugar do romance histórico.

É difícil escolher quais serão as mesas mais interessantes. Há as conversas com personalidades muito conhecidas, como o V. S. Naipaul, o Ion Kalman Stefánson e o Salman Rushdie. Mas também teremos autores extraordinários, que raramente visitam Portugal, como o poeta e ativista sul-africano Breyten Breytenbach, e o mexicano Juan Pablo Villalobos.

A delegação brasileira é um luxo: Eucanaã Ferraz, António Prata, Bernardo de Carvalho, Luís Ruffato, Andrea Del Fuego (Prémio José Saramago), Miguel Sanches Neto, e Aguinaldo Silva. Ferraz, Prata e Ruffato lançarão títulos novos durante o evento. Teremos ainda os angolanos José Sousa Jamba, Djaimilia Pereira de Almeida e a cantora e compositora Aline Frazão. A literatura portuguesa estará igualmente muito bem representada, com nomes como Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo, Pedro Mexia, Luísa Costa Gomes, Jacinto Lucas Pires, Richard Zimler e Ana Margarida de Carvalho, entre tantos outros.

Quero muito ouvir o que Breytenbach tem a dizer sobre a utopia das independências africanas, ao lado de um nome histórico do nacionalismo angolano, o Adolfo Maria. Quero ouvir o romancista Bernardo de Carvalho debater com a Alexandra Lucas Coelho a atual situação da literatura brasileira e o futuro do Brasil. Quero ouvir o Luís Ruffato a debater os caminhos da literatura latino-americana com o Juan Pablo Villalobos. Quero ouvir o Afonso Cruz, a conversar com a brasileira Andrea del Fuego, sobre o lugar do fantástico na literatura. Destaco ainda a mesa com a Djaimilia, o Miguel Gullander e a Isabela Figueiredo, sobre autoficção e memórias de África." (José Eduardo Agualusa) 


Folio Autores | Antena 2 sugere ...

22 Setembro 
15h00 - 16h30 | Tenda de Autores
Eucanaã Ferraz, Ana Paula Tavares, Mbate Pedro e Ana Luísa Amaral conversam sobre a construção de um território comum da poesia no espaço da língua portuguesa. Moderação: Inês Fonseca Santos

21h00 - 22h30 | Tenda de Autores
V. S. Naipaul conversa com José Mário Silva

V. S. Naipaul@Khadija Bradlow

24 Setembro
17h00 - 18h30 | Tenda de Autores
Bernardo Pires de Lima e Manuel Alegre discute a Europa e a união europeia, à luz dos recentes acontecimentos no Reino Unido, e o papel da literatura nesse processo, de união ou de ruptura, com Paulo Alves Guerra

19h00 - 20h30 | Tenda de Autores
Luísa Costa Gomes e Jacinto Lucas Pires falam sobre literatura e teatro. Moderação: Gonçalo Frota

21h00 - 22h30 | Tenda de Autores
Jón Kalman Stefánsson e José Riço Direitinho conversam sobre a nova literatura nórdica e as razões do fascínio que vem
suscitando.

30 Setembro
21h00 - 22h30 | Tende de Autores
Salman Rushdie conversa com Clara Ferreira Alves

Salman Rushdie@Beowulf Sheehan

* Cada um destes eventos do Folio Autores tem um preço de acesso de 5€



Folio Folia| Curadora Anabela Mota Ribeiro
"Ao longo de um ano, os curadores do Folio, entre os quais me incluo, declinaram de diferentes maneiras o tema central da Utopia: pensámos na expansão, no júbilo, no que nos interpela. Gostava que o Folio fosse isso, também, para os que vêm.
Gostava de chamar a atenção para as aulas, uma por dia, todas de acesso gratuito. Dois ou três sublinhados: Hélder Macedo sobre Camões, Eduardo Lourenço sobre Vergílio Ferreira, a utopia em Pessoa por José Gil, a utopia em Saramago por Carlos Reis, Shakespeare por António Feijó.

Outros destaques: a instalação de Rui Horta sobre utopia, o espectáculo que Júlio Resende e Salvador Sobral criaram a partir dos poemas ingleses de Fernando Pessoa, Camané a cantar Tom Jobim, e claro, o dia dedicado a Ruy Belo: será 1 de Outubro." (Anabela Mota Ribeiro)


Folio Folia | Antena 2 sugere ...

Todos os dias
Galeria Pelourinho
Exposição : Duarte Belo - Tempo pintado - revisitar Ruy Belo

Museu Municipal  (desde 21 de Julho)
Exposição : Júlio Pomar - Dom Quixote - Obras do Atelier Museu


22 Setembro
15h00 | Óbidos Lounge
Aula : Mega Ferreira sobre Cervantes

17h00 - 18h45 | Óbidos Lounge
Cinema: Cartas de Guerra, de Ivo Ferreira

21h00 | Santuário Senhor de Jesus da Pedra
Orquestra Metropolitana de Lisboa + António Jorge Gonçalves
Desenhos digitais ao vivo do universo Filipe Seems
Preço 12 €

23 Setembro
15h00  | Óbidos Lounge
Aula : Hélder Macedo sobre Camões


Helder Macedo@Fabio Pinto/Observador

24 Setembro 
11h00 - 12h00 | Óbidos Lounge
Aula : José Gil sobre a Utopia em Fernando Pessoa

José Gil@Daniel Rocha/Público

25 Setembro
11h00 -12h00 | Óbidos Lounge
Aula : Maria Filomena Molder sobre Amadeo e Flaubert

16h30 / 18h00 / 19h30 | Livraria da Adega
Leituras Encenadas : Três Exemplos das Novelas Exemplares de Miguel de Cervantes, 
por Jorge Silva Melo e outros atores de Artistas Unidos

26 Setembro 
15h00 - 16h00 | Óbidos Lounge
Aula : Eduardo Lourenço sobre Vergílio Ferreira

28 Setembro
17h00 - 19h00 | Óbidos Lounge
Cinema : Ópera do Malandro, de Ruy Guerra


21h00 - 22h00 | Auditório da Casa da Música
Brecht: piano e voz; Francisco Sassetti, piano, e Luís Madureira, voz

1 Outubro 
Dia Ruy Belo - Que por todos se faça a poesia | Galeria Pelourinho
15h00 - 16h00  
Aula : António Feijó sobre Ruy Belo

Todo o dia
Leitura de Poemas de Ruy Belo, com Luís Miguel Cintra, Beatriz Batarda, Rui Horta, Fernando Centeio, Teresa Belo, Gastão Cruz, Guilherme Gomes, Ana Teodósio, Miguel Manso, Manaíra Aires Athayde, Manuela de Freitas

2 Outubro
11h00 - 12h00 | Óbidos Lounge
Aula : António Feijó sobre Shakespeare


16h00 - 17h00 | Largo do Padrão Camoniano
“As Tentações de Santo Antão” - Conversa Bosch
com Joaquim Oliveira Caetano, conservador do MNAA



Folio Ilustra | Curadora Mafalda Milhões

"O FOLIO ILUSTRA é o lugar das narrativas extraordinárias, dos encontros alegres, da educação do olhar, da ilusão, da relação e da ousadia que evoca todos os sentidos para a leitura.

Utopia, Festa, Encontro, Cor, Invenção, Fantasia, Leitura, Alegria, são as palavras que servem de inspiração para um encontro de linguagens, traços, vozes ilustradas que se farão ouvir, ver e sentir durante duas semanas de folia.

A presença especial de Jutta Bauer marca esta segunda edição trazendo a Óbidos a Utopia através da cor, das emoções e do encontro com o álbum ilustrado.

A Utopia Cromática é uma peça inédita que merece toda a atenção, prevê-se um momento único e irrepetível capaz de desenganar quem pensa que a literatura de imagens não mexe por dentro. A Utopia Cromática leva-nos a um lugar de encontro entre som e cor, uma ilha improvável onde um piano é testemunho um diálogo vibratório e dinâmico entre teclas e pinceis, entre timbre e pigmentos e entre ritmo e movimento. É uma conversa encenada entre cores, sons e pincéis a nossa maior homenagem a Thomás Morus, a Cervantes e a todos utopianos." (Mafalda Milhões)


Folio Ilustra
 | Antena 2 sugere ...

24 Setembro
16h00 | Galeria Nova Ogiva
PIM! II Mostra de Ilustração - Para Imaginar o Mundo
Participação especial de Jutta Bauer
e ainda: Ana Biscaia, Ana Seixas, André da Loba, André Neves, Anna Laura Cantone, Bernardo Carvalho, Fernanda Fragateiro, Guridi, Helena Zália, João Fazenda, Margarida Botelho, Marina Palácio, Marta Torrão, Natalina Cóias, Paul Hardman, Paulo Galindro, Rachel Caiano, Susa Monteiro, Teresa Cortez, Yara Kono, e Catarina Sobral com Cachimbos e Cartas de Amor

Jutta Bauer

17h00 | Largo de Santiago
Utopia Cromática - Concerto a seis mãos para piano e pincéis
com Fernando Santos, piano, Paulo Galindro, pincel-soprano, e Marc Parchow, trincha-tenor 

1 Outubro
11h00 - 17h30 | Largo de São Pedro
Mercado Ilustrado
Ilustração, Livros, Teatro, Conversas, Contos
com a presença de: Raúl Guridi, Natalina Cóias, Anna Laura Cantone, André da Loba, Margarida Botelho, Xerefé, Postas de Pescada e Ana Biscaia, Helena Zália, Paulo Condessa, Beatriz Braga, Marina Palácio, Zélia Évora, Francisco Vaz Da Silva, Laboratório de Histórias com Rute Rosa e Sérgio Vieira, Hihihi! com Joana Sobral e Rafael Lourenço, Conto por Ponto com Margarida Junça, Mafalda Milhões, Katia Gilaberte, Marta Torrão, Trulé - Teatro de Marionetas, Carlos Marques, Livraria Histórias com Bicho, outros ilustradores, autores, atores, músicos e contadores de histórias.

2 Outubro
11h00 | Galeria Nova Ogiva
Afinal o Caracol
Teatro para bebés com Andante - Associação Artística
Entrada por ordem de chegada. Sessão limitada a 26 lugares






Folio Educa | Curadora Maria José Vitorino

"Folio é festa, literatura, confluência, abertura. Fresta no tempo para descobrir e aprender, refazer ideias com novas incertezas. Dias plenos de palavras a inventar, a recusar ou a revisitar, como a palavra Utopia, tema primeiro em dois mil e dezasseis em Óbidos. Ninguém deve comparecer, não é obrigação nem agenda obrigatória. Gostaríamos que fosse devoção e gosto, e que venham mesmo de vontade!

Destaco na programação do FOLIO EDUCA

- duas das oficinas, sempre com e para alunos de escolas, os Oceanutópicos com Miguel Horta e as Utopias privadas com Luís Mourão;

- duas das tertúlias, a que debate Utopias e Distopias, com os convidados de Teresa Calçada, no dia 29, e a que revisita referências do pensamento pedagógico português do Séc. XX, Arquimedes da Silva Santos, Rui Grácio, Delfim Santos e João dos Santos, dinamizada por Maria Emília Brederode, no dia 30;

- no Seminário Internacional dos dias 1 e 2 de outubro:

• a mesa sobre Literacia e Cidadania em Tempo Digital, dinamizada por Manuela Pargana da Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, com Carlos Lopes, de Portugal, Anna Maria Tammaro, de Itália, Lucy Santos Green, dos Estados Unidos da América

• o painel de encerramento, Utopia e Literacia, de Thomas More ao Próximo Futuro, comentado por Justino Magalhães, com Fátima Vieira e Albert Boekhorst

• os desafios de leitura da Utopia de André Gago, da Raquel Lima e do grupo Segue-me à Capela."
(Maria José Vitorino)


Folio Educa
 | Antena 2 sugere ...

27 Setembro
18h00 - 19h30 | Livraria da Adega
Tertúlia : Imaginar Territórios Leitores
Dinamizadora: Sandra Monteiro (Diretora do Le Monde Diplomatique – ed. portuguesa)
Intervenientes: Maria Helena Melim Borges (Fundação Calouste Gulbenkian. Diretora do Programa de Língua e Cultura Portuguesas), Manuel Aires Mateus (Aires Mateus arq.), Gui Castro Felga (Porto Worst Tours / Associação Simplesmente Notável)

28 Setembro
18h00 - 19h30 | Tenda de Autores
Tertúlia : O Jardim das Delícias - Artes, Literatura e Educação, a partir da obra de Hieronymus Bosch
Dinamizadora: Helena Vasconcelos (Escritora e promotora do livro e da leitura)
Intervenientes: Manuel João Ramos (ISCTEIUL), Rui Horta (Espaço do Tempo)


29 Setembro
18h00 - 19h30 | Livraria da Adega
Tertúlia : Utopia e Distopia
Dinamizadora:
Teresa Calçada
Intervenientes: Anselmo Borges (Fac. Letras da Universidade de Coimbra, Sociedade Missionária Boa Nova) e Olga Pombo (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa)

30 Setembro
18h00 - 19h30 | Livraria da Adega
Tertúlia : Os Santos e a senha da utopia pedagógica do séc. XX
Dinamizadora: Maria Emília Brederode Santos (Conselho Nacional de Educação)
Intervenientes: Domingos Morais (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade Nova de Lisboa), 
Emílio Salgueiro (ISPA)


1 e 2 Outubro
Todo o dia | Auditório Municipal Casa da Música
II Seminário Internacional Folio Educa - Educação, Leitura, Literatura




Folio Mais | Curador José Pinho

"FOLIO Mais, o que é?

É o FOLIO dos editores, livreiros e outros parceiros. Chegam mais tarde, reclamam os ausentes, propõem novidades. E sabem que encontram espaços de liberdade: o programa e a cidade.

Uma feliz conjugação de factores permitiu-nos acolher numa curta unidade de tempo uma enorme diversidade e quantidade de propostas: mais de 120 com mais de 500 participantes.

Também por isso, e em apenas dois anos, o FOLIO passou a ser considerado o maior festival literário que se realiza entre nós e um dos maiores e melhores a nível mundial.

E este ano, tem um outro ideal.

O Folio 2016 tem um envolvimento reforçado da comunidade local. Os parceiros foram mais participativos e mais inovadores. Vai haver feiras do livro e mercado de Ilustração. Conversas da fundação, Improvisos Sobre a Palavra Cantada, Trava-línguas, Adágios e Lenga-lengas. Cidades e mundos ideais. Mais livrarias temáticas e permanentes: Laforge, Labirinto, Óbidos Lounge, Rio do Prado, Próxima Paragem e Os Bons Malandros. Mais poesia, encontros tardios e muita música fora de horas.

E muito mais livros.

E até o livro Harry Potter e a criança amaldiçoada quis vir ser lançado nos dias do Folio.

Para a meia-noite do dia 23, na livraria de Santiago e nas livrarias da vila, na estação da CP e dentro da carruagem, a Ler Devagar preparou uma noite mágica para os fãs do Harry Potter. A não perder.

E muito Mais.

O Folio 2016 também tem Mais matemática, Mais cartazes, Mais livros para comer, Mais biblioterapia, Mais troca de livros. E tem Mais encadernação e máquinas de impressão. E Mais gente a falar de utopias e utopias a falar com jornalistas e jornalistas a falar delas.

E um comboio literário expresso: Lisboa-Torres-Óbidos.

Da estação do Rossio sai diariamente para Óbidos, duas vezes em cada sentido, um Comboio Literário Folio para satisfação dos que preferem fazer uma viagem tranquila sem as preocupações do: «se conduzir não beba»." (José Pinho)


Folio Mais | Antena 2 sugere ...

Todos os dias
10h25 e 17h55 - Rossio>Óbidos
15h17 e 00h35 - Óbidos>Rossio
Comboio Literário - Exposição, Workshops, Livros e Poesia

Todos os dias
11h00-21h00 | Armazém do Espaço Ó


24 Setembro
19h00 | Espaço Inatel - Tenda Mais
Improvisos sobre a palavra cantada
Mesa Redonda e apresentação Paulo Lima, Tiago Pereira, Rapper (a confirmar), Ricardo Ribeiro
Moderação: Vítor Belanciano

30 Setembro
18h30 | The Litterary Man Hotel
Os editores propõem: O Comboio do Luxemburgo, de Irene Flunser Pimentel
Apresentação de Eduardo Lourenço e José António Pinto Ribeiro





Para consultar toda a programação e aceder a outras informações, clicar aqui.

Para aceder ao Programaclicar aqui.