Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Destaques

Rádio Fluxos | 5, 12, 19 e 26 Junho 14h00

Carlo Patrão

|

Rádio Fluxos | 5, 12, 19 e 26 Junho 14h00 Rádio Fluxos | 5, 12, 19 e 26 Junho 14h00

Um novo programa na Antena 2

Rádio Fluxos
Carlo Patrão

Domingos 14h00

5 Junho – Sons do Éter
12 Junho – Sons da Terra
19 Junho – Sons do Homem
26 Junho – Sons do Cosmos


Agora só me resta ouvir… Oiço todos os sons, juntos, combinados, Fundidos ou seguindo-se Sons da cidade e sons fora da cidade, sons do dia e da noite… Walt Whitman, Canto de Mim Mesmo

Rádio Fluxos é uma série de quatro documentários que se propõe a explorar o mundo através do som e da escuta. 
Esta série está dividida em quatro partes: Éter, Terra, Homem e Cosmos. Através do prisma do som, vamos procurar conhecer a forma como nos relacionamos com a Vida no nosso planeta e como o som se constitui como uma importante janela para a descoberta de nova informação sobre o mundo. 
Ao longo desta série de duas horas vamos ouvir como o som pode ser útil na medição da biodiversidade do planeta, da composição interna das estrelas e na construção da nossa própria identidade. Vamos ouvir depoimentos pessoais de cientistas, filósofos, autores, historiadores e artistas sonoros cujo trabalho se relaciona com o som. Ouviremos os glaciares da Antárctida, os sons que povoam a nova vida de Chernobyl, informação cósmica traduzida em ondas sonoras e as frequências que nos levaram a descobrir novas espécies. Descobriremos também o potencial uso mais sombrio do som como forma de arma em tempos de guerra. 

A Rádio Fluxos convida-o a fechar os olhos e participar na comunidade exploradores cuja pesquisa no mundo do som revela códigos, mensagens, histórias e muitas descobertas. Há um mundo inteiro à espera de nós. Tudo o que temos de fazer é ouvir. 

Rádio Fluxos é um programa produzido no âmbito da Academia RTP.

Carlo Patrão



Episódio 1 – Sons do Éter

O termo Éter é usado em rádio para definir o meio pelo qual os sons viajam do emissor até ao ouvinte. Uma substância invisível que habita o imaginário da rádio algures entre a tecnologia, a ciência e a alquimia. A ideia de uma substância que permeia tudo e que liga todo o Universo é ancestral. O Éter é a personificação de uma quintessencia, do pensamento transcendental e a matriz de um espaço e tempo absoluto. Na ciência, acreditava-se que o éter era o meio pela qual a luz viajava. Entretanto, desistimos desse éter e as ondas electromagnéticas viajam no vazio. Neste episódio de Rádio Fluxos, exploramos o conceito de éter, desde a rádio às modernas teorias quânticas para descobrir se existe algo mais para este nada que é tudo.

Com vozes de Luís Loureiro, João Baltasar, Pedro Machado, Vitor Cardoso, José Tito Mendonça, Rui Moreira e Filomena Oliveira.


Episódio 2 – Sons da Terra

Quais são os sons que mais caracterizam o nosso planeta? Neste episódio de Rádio Fluxos iremos ouvir as paisagens sonoras da Terra inscritas no Golden Record enviado para o espaço a bordo das Voyagers 1 e 2. Ouvimos os sons da biodiversidade e a forma como podemos aprender mais sobre o meio ambiente através das suas sinfonias naturais. Tal como a biodiversidade do nosso planeta está em risco os seus sons também se encontram em vias de extinção. Será possível recuperar os vibrantes sons naturais de outrora? O que acontece à paisagem sonora de um local após um desastre nuclear?

Com vozes de Janet Sternberg, Carlos Alberto Augusto, Ana Salomé David, Jorge Palmeirim, Jorge Paiva e Peter Cusack.


Episódio 3 – Sons do Homem

A música e a guerra são pares inseparáveis. Cada exército possui a sua banda militar e os seus códigos musicais próprios. A música é usada, em contexto militar, para acender a coragem e preparar o soldado para o campo de batalha. Conta-se que o som das trombetas de Josué ajudaram a derrubar as muralhas de Jericó. Na Guerra do Vietname, o som e a música eram usados pelo exercito americano para instigar medo e desmoralizar o inimigo. A “Cavalgada das Valquírias” de Wagner no filme “Apocalypse Now” toma como inspiração essas práticas de guerra. Em contexto de detenção, a música pode ainda ser usada como um instrumento de auxílio à tortura e como forma de destruir a identidade do preso político. A PIDE usava a violência acústica nos presos políticos como método de auxílio à tortura física. Recentemente, na Guerra Global ao Terrorismo, o som e a música foram levados aos extremos da dor. Neste episódio de Rádio Fluxos mergulhamos no lado escuro da música.

Com vozes de João Lourenço, Arnaldo Mesquita, Juliane Braeur, Suzanne Cusick, Anabela Duarte, Alfredo Caldeiras e Domingos Abrantes. 
Música original de Dana Boulé.


Episódio 4 – Sons do Cosmos

O som não se propaga no espaço. No entanto, uma nova narrativa do cosmos tem vindo a ser criada em torno do som. Estes novos sons do cosmos são “sonificações” de informação científica que é traduzida em ondas acústicas. Aparelhos sensíveis à radiação electromagnética traduzem essa informação cósmica em Som, abrindo uma nova janela à forma como percepcionamos o Cosmos. É, desta forma, que podemos ouvir o som do cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko captado pela sonda Rosetta, os anéis de Saturno ou uma pulsar distante. Neste episódio de Rádio Fluxos, ouvimos os sons das profundezas do cosmos numa tour espacial pelo sistema solar e espaço interstelar.

Com vozes de Fernando Coimbra, Vitor Cardoso, Mário Monteiro, Pedro Machado, Rui Agostinho, Carla Sofia Carvalho e Nicolas Becker.



Carlo Patrão é um produtor de rádio independente que iniciou a sua formação na Rádio Universidade de Coimbra. As suas peças de rádio têm sido emitidas em vários festivais e estações de rádio internacionais entre as quais a WFMU, Resonance FM, NTS Radio, Wave Farm, Third Coast Festival, Megapolis Festival e Gaudeamus Muziekweek. Para além do seu trabalho em rádio possui um mestrado em Psicologia Clínica.


Créditos:
Realização de Carlo Patrão
Apresentação de Diamantino Guedes
Locução de Eduarda Maio
Apoio na Produção de João Piedade
Logo de Patrícia Rodrigues