Curtas portuguesas “Ruby” e “Dia de Festa” competem no festival de Palm Springs

Curta-metragemFestivalCinema Português  

Curtas portuguesas “Ruby” e “Dia de Festa” competem no festival de Palm Springs

Este ano, o festival decorre online, de 16 a 22 de junho.

As curtas-metragens "Ruby” e “Dia de Festa” foram selecionadas para a 26ª edição do Palm Springs International ShortFest que este ano decorre em versão online entre 16 e 22 de junho.

As realizadoras portuguesas Mariana Gaivão, com “Ruby” e Sofia Bost, com “Dia de Festa”, fazem parte da seleção oficial do festival norte-americano, destacando-se entre o total de seis mil filmes submetidos.

“Ruby” concorre ao galardão de “Melhor Curta-Metragem de Imagem Real” e “Dia de Festa” está entre os selecionados que competem pelo prémio “Melhor Curta-Metragem Internacional”.

Devido à pandemia global de COVID-19, também Palm Springs optou pelo formato online, ainda que com algumas diferenças. Apenas os filmes que já se encontram online serão disponibilizados para visualização gratuita no site do festival.

A segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, cuja estreia ocorreu no Curtas Vila do Conde 2019, onde recebeu o prémio de “Melhor Realização”, tem percorrido festivais de renome a nível mundial, como no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal, ou o Internacional Film Festival Rotterdam (IFFR).

Produzido por Mariana Gaivão, Alexander Gerner e pela Primeira Idade, de Pedro Fernandes Duarte e Joana Gusmão, o filme retrata uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra, e conta com a participação de Ruby Taylor e Millie Romer.

“Dia de Festa” é o primeiro filme de Sofia Bost e teve a estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e a estreia nacional no Curtas Vila do Conde 2019. Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das atrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.

O palmarés do festival de Palm Springs será anunciado em finais de julho.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragemFestivalCinema Português