Dia do Cineclube celebrado pela primeira vez a 14 de abril

Mais Cinema  

Dia do Cineclube celebrado pela primeira vez a 14 de abril

A iniciativa visa promover o cineclubismo e celebrar a atividade dos diversos cineclubes que divulgam e debatem a sétima arte.

O Dia do Cineclube comemora-se pela primeira vez a 14 de Abril de 2019. A iniciativa, promovida pela Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC), estende-se pela semana de 12 a 18 de abril, pretende ser um momento de celebração da actividade cineclubista, lembrar o seu contributo histórico, social, educacional e cultural e promover um olhar singular e crítico próprio da actividade cineclubista.

A festa do "Dia do Cineclube" vai percorrer o país de norte a sul, passando pelos Açores. Além da exibição de cinema, o evento conta ainda com tertúlias, debates e cine-concertos.

A escolha deste dia tem o duplo objetivo de celebrar a fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que surge em Paris a 14 de Abril de 1907 e, ao mesmo tempo, celebrar o aparecimento do cineclube em actividade há mais tempo em Portugal - a 13 de Abril de 1945 nasceu o "Clube Português de Cinematografia" que mais tarde acrescentou o sufixo "Cineclube do Porto".

No site da Federação Portuguesa de Cineclubes pode acompanhar as comemorações desta efeméride onde se apresenta a agenda actualizada de todos os eventos organizados nos cineclubes que aderiram às festividades.

Ainda enquadrado nas festividades do Dia do Cineclube, serão anunciados a 14 de abril, os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves, organizado pela FPCC e que pretende, simultaneamente, homenagear o cineclubista António Loja Neves e o cinema dos Países Africanos de língua oficial Portuguesa.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema