Noruega e República Checa: primeiros na Europa a reabrir salas de cinema

Box Office  

Noruega e República Checa: primeiros na Europa a reabrir salas de cinema

Os nórdicos podem reabrir os cinemas a 7 de maio. Na República Checa as sessões têm luz verde a partir de dia 11. As regras quanto a lotações são diferentes em cada país.

Artigo recomendado:
Noruega e República Checa: primeiros na Europa a reabrir salas de cinema
Box Office
China vai reabrir salas de cinema As autoridades chineses vão permitir a reabertura dos cinemas e de outros equipamentos culturais, mas a data ainda não foi divulgada.

A Noruega tornou-se esta sexta-feira o primeiro país europeu a permitir a reabertura das salas de cinema desde o início da pandemia de COVID-19. A lotação nas salas está limitada a 50 pessoas com intervalos entre as filas e será pedido aos espectadores que mantenham uma distância social mínima de um metro.

Os noruegueses registam 8.070 casos de infeção e 218 mortes relacionadas com a nova doença, números que estão entre os mais baixos no continente.

No centro da Europa, os checos - outro caso de sucesso no combate à doença - também preparam o reinício da exibição de filmes nos cinemas. O governo de Praga agendou o recomeço para 11 de maio e com limites mais alargados do que os nórdicos, no máximo 100 pessoas por sala. A República Checa foi dos primeiros países europeus a restringir movimentos e encerrar serviços. O país teve 273 mortes provocadas pelo COVID-19 em apenas 8.078 casos confirmados (dados da John Hopkins University a 9 de maio).

Mas a permissão para abrir e a reabertura efetiva das salas são dois temas diferentes. Em declarações publicadas no Variety, os exibidores noruegueses dizem ter sido apanhados de surpresa pelo anúncio do governo.

No site dos cinemas Odeon na Noruega, pode ler-se: "Estamos a trabalhar para garantir a implementação de novas rotinas em todas as atividades antes da reabertura dos nossos cinemas. Alguns, como em Stavanger, têm uma abertura de teste a partir de 8 de maio. Daremos mais informações assim que outras salas estejam prontas para abrir."

Uma visita à pagina de cartaz do cinema Odeon de Stavanger permite confirmar que o referido teste terá lugar com poucas sessões diárias e sem novos filme. Apenas reposições.

A Nordisk, um dos líderes da exibição e distribuição de cinema na região nórdica, é mais expansiva com um "We're Back!" (estamos de volta) em destaque na página principal do seu site, seguido da frase "É seguro ir ao cinema". Tem sessões diárias anunciadas a partir de sábado, 9 de maio, mas somente em algumas salas, e recupera títulos estreados pouco antes da pandemia como "Bloodshot", com Vin Diesel, ou a animação "Bora Lá", da Disney. Uma segunda leva de cinemas reabrem daqui a uma semana, pode ler-se no site do exibidor.

por
publicado 11:07 - 09 maio '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box Office