Sociedade

Chuva, vento e ondulação colocam Madeira sob “aviso laranja”

Chuva, vento e ondulação colocam Madeira sob “aviso laranja”
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o arquipélago da Madeira sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 23h59 desta quinta-feira e as 03h00 de sexta-feira, altura em que se prevê um agravamento das condições do tempo.
Para o período compreendido entre as 3h00 e as 12h de sexta-feira foi emitido um aviso laranja devido à previsão de vento e chuva por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovoada, tanto na Madeira como no Porto Santo. As estimativas apontam para vento forte do quadrante oeste com rajadas até 90 km/h.

No mar, entre as 3h00 e as 18h00 de sábado, são esperadas ondas de 6 metros que podem atingir os 10 metros de altura máxima.

O 'Aviso Laranja', é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas estarem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações das autoridades.

Para amanhã as previsões do IPMA apontam para Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, com rajadas até 75 km/h, aumentando para forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 90 km/h no final do dia. Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (40 a 60 km/h) do quadrante sul com rajadas até 100 km/h, aumentando para forte a muito forte (50 a 70 km/h) com rajadas até 120 km/h no final do dia.

Ainda assim é esperada uma pequena subida da temperatura.