COVID-19

Covid-19: caso positivo detetado depois do óbito (Vídeo)

Uma utente do lar do Nordeste faleceu aos 91 anos. O cadáver foi transportado para o HDES e sujeito a análise para o novo Coronavírus, tendo a conta o histórico da unidade residencial para idosos.

A idosa já tinha realizado o teste, anteriormente, e tinha tido resultado negativo. 
Os utentes e profissionais do nordeste vão ser sujeitos a uma segunda ronda de testes. Depois de conhecidos os resultados dos novos testes é que serão consideradas novas medidas para o lar.
Por enquanto, já foram prolongados os períodos de quarentena e estão a ser feitaa as novas colheitas visto que o comportamento do vírus tem uma carga viral díspar de pessoa para pessoa.

Dos 198 casos suspeitos sinalizados ontem, 98 obtiveram resultado negativo e 100 aguardam colheita e/ou resultado.

Até às 00h de hoje foram registados mais 295 casos suspeitos, dos quais 130 registaram resultado negativo, um positivo, que resulta do óbito já mencionado e 164 aguardam colheita e/ou resultado.
Existe, de momento, 264 casos suspeitos e 2160 vigilância ativas em toda a região.
 
O número de internados em unidades hospitalares mantém-se em 19, no entanto, um dos doentes que se encontra nos cuidados intensivos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira já está curado da Covid-19. Contudo, continua na mesma unidade de saúde devido às restantes patologias. O caso em questão refere-se a um indivíduo do Pico.

A região regista 86 casos positivos ativos, 11 casos recuperados e cinco óbitos. 

No Hospital do Divino Espírito Santo serão feitos testes de rastreio, mesmo que não sejam casos suspeitos, a todos os profissionais e utentes. Bem como a todos os que já tiveram alta nos últimos dias, mesmo os doentes deslocados que já regressaram às suas ilhas de origem.

RTP/Açores