Graciosa Online

7 ativos

Detetados 3 novos casos à chegada aos Açores; 1 regressou ao continente

7 ativos

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 940 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos de COVID-19 na ilha de São Miguel. 

Os casos diagnosticados reportam-se a indivíduos do sexo masculino, entre os 46 e os 66 anos de idade, que desembarcaram na Região Autónoma dos Açores provenientes de ligações aéreas com o território continental. 

Dois dos casos obtiveram resultado positivo após teste de despiste para infeção por SARS-CoV-2 à chegada à Região, tendo o outro caso obtido resultado positivo no teste de despiste realizado ao sexto dia após o primeiro teste. Um dos casos diagnosticados regressou a território continental no dia seguinte à chegada à Região. 

A Delegação de Saúde Concelhia de Ponta Delgada já diligenciou os contactos com a Autoridade de Saúde Nacional para acompanhamento deste caso. 

Os casos agora detetados e que estão na Região apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos. 

Com estes casos mais recentes, foram detetados na Região 157 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente sete casos positivos ativos, dos quais seis na ilha de São Miguel e um na ilha das Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social. 

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.