Graciosa Online

Alerta Graciosa

Ilha branca vai estar mais próxima da depressão

Alerta Graciosa

Previsão windy para 5ªfeira às 6h00



O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, a passagem a norte do arquipélago da depressão Callum, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo em todas as ilhas, com um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, em especial nas ilhas dos grupos Ocidental e Central. 

Às 06H00 de quinta-feira, 11 de outubro, esta depressão estará a cerca de 560 quilómetros a norte da ilha Graciosa, altura que se encontrará mais próxima do arquipélago dos Açores. 

Nestas condições, emite-se: 

Grupo Ocidental Aviso AMARELO referente a: VENTO No período entre as 00H00 e as 18H00 de quinta-feira, 11 de outubro. Rajadas até 100 quilómetros/hora de sudoeste, rodando para oeste. 

Aviso AMARELO referente a: AGITAÇÃO MARITIMA No período entre as 03H00 e as 21H00 de quinta-feira, 11 de outubro. Ondas de oeste, de seis a sete metros. 

Grupo Central Aviso AMARELO referente a: VENTO No período entre as 03H00 de quinta-feira, 11 de outubro, e as 00H00 de sexta-feira, 12 de outubro. Rajadas até 95 quilómetros/hora de sudoeste, rodando para oeste. 

Aviso AMARELO referente a: AGITAÇÃO MARITIMA No período entre as 09H00 de quinta-feira, 11 de outubro, e as 00H00 de sexta-feira, 12 de outubro. Ondas de oeste, de seis metros. 


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas, entre outras, as seguintes medidas de autoproteção: 

Consolide telhados, portas e janelas; 

Corte ou pode as árvores próximas em risco de queda, procure informação na sua autarquia; 

Guarde os objetos soltos do jardim. Um objeto, mesmo que o considere leve, projetado pelo vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e até acidentes pessoais graves; 

Feche bem as janelas e persianas; 

Estar atento às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.