Graciosa Online

Assembleia

Deputados do PS preocupados com atraso dos projetos municipais

Assembleia


Decorreu na passada segunda-feira mais uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa. 

O Grupo do Partido Socialista emitiu uma nota de imprensa para dar conta das questões "que preocupam os graciosenses", colocadas ao executivo municipal no período que antecedeu a ordem do dia.

"Ricardo Ramalho, líder da bancada socialista, solicitou esclarecimentos sobre o atraso na implementação do projeto de substituição da rede pública de abastecimento de água do reservatório do caminho do tanque, na freguesia de Guadalupe, alertando que este projeto, elaborado pelo anterior executivo, está pronto e tem financiamento assegurado, inclusive apoio comunitário, que pode ser perdido, por incompetência do atual executivo municipal, caso o mesmo não avance como inicialmente previsto", alertou. 

O deputado Ricardo Ramalho referiu ainda que "a substituição da rede pública de água é de extrema importância para a população graciosense e como tal este assunto deve ser encarado como prioritário para que o Município não perca os respetivos apoios comunitários". 

"Outra situação preocupante é a incapacidade do atual executivo municipal encontrar uma solução para o campo de jogos sintético de Santa Cruz, depois de ter abandonado, unilateralmente, o projeto elaborado pelo anterior executivo. Esta demora na apresentação de uma solução continua a prejudicar, severamente, a atividade desportiva dos clubes da ilha Graciosa que aguardam, também, a definição e atribuição dos respetivos apoios à sua atividade e ao transporte de atletas conforme era hábito", acrescentou o deputado da maioria. 

"Os deputados socialistas sinalizaram ainda a necessidade de a empresa municipal de transporte coletivo de passageiros estender o seu serviço ao lugar da Lagoa, na freguesia de São Mateus, para que população ali residente tenha acesso de proximidade a este serviço público", revela a referida nota. 

"A manutenção e requalificação da rede viária municipal, nomeadamente o Caminho Velho dos Fenais, a Canada da Esperança Velha, a Canada Atrás do Pico, nas Fontes, entre outras, devem merecer a atenção constante da Câmara Municipal", alertam. 

"Os socialistas questionaram ainda o ponto de situação das obras previstas para parque escolar municipal e sinalizaram a necessidade de se encontrar uma solução para resolver, definitivamente, a insegurança provocada pela afluência de trânsito, junto à escola primária de Santa Cruz da Graciosa, no início e no fim do período letivo", adiantam. 

Relativamente aos pontos da ordem de trabalhos da reunião, "os deputados socialistas aprovaram, de forma responsável, as propostas do executivo municipal relativas aos impostos a cobrar no ano de 2023". 

"A manutenção dos impostos municipais nas taxas mínimas, à semelhança do que era praticado no passado, é algo que o Partido Socialista saúda pois vai permitir a manutenção da isenção da derrama às empresas, a aplicação da taxa mínima no IMI e a aplicação da participação variável municipal de 3% no IRS", conclui a nota de imprensa.