Esta nova medida, criada pelo Governo dos Açores no âmbito da COVID-19, reforça o apoio às empresas açorianas no acesso às linhas de crédito nacionais em mais 150 milhões de euros, assegurando, deste modo, liquidez às empresas que até aqui não conseguiram aceder a este apoio financeiro pelo esgotamento da dotação nacional, permitindo ainda a reabertura de novas candidaturas apenas às empresas regionais.
Através deste apoio extraordinário do Governo Regional, as empresas açorianas passam a ser as únicas do país que mantêm o acesso às linhas de crédito nacionais COVID-19 de forma imediata, potenciando as que, entretanto, já foram implementadas e operacionalizadas.
A Linha Específica COVID-19 - Apoio às Empresas dos Açores, que assegura o reforço do financiamento às empresas açorianas, contempla condições de financiamento muito vantajosas durante um período de empréstimo até seis anos, com um prazo de carência até 18 meses e uma taxa de juro muito baixa.
Com mais este reforço de 150 milhões de euros, o Governo dos Açores assegura, no âmbito das linhas de crédito nacionais, a disponibilização às empresas açorianas de 255 milhões de euros, o que representa a injeção de liquidez na economia açoriana correspondente a 6% do seu PIB, ou seja, da sua produção de riqueza num ano.
Assim, as empresas açorianas têm garantidamente um apoio no âmbito das linhas de crédito nacional que é o dobro do valor que teriam disponível se tivessem em conta o PIB regional face ao país.
Fonte: GaCS