Graciosa Online

Cruzar conhecimento

Graciosa recebe colóquio sobre identidade nas ilhas da Macaronésia

Cruzar conhecimento


O Museu da Graciosa recebe no dia 3 de juho de 2019 o Colóquio "Questões de Identidade Insular nas Ilhas da Macaronésia" que ocorre na sequência da parceria mantida pelo CHAM e a Santa Casa da Misericórdia das Velas (MV), havendo como resultado desta cooperação a concretização, desde 2011, de vários eventos culturais e científicos efectuados, usualmente, na ilha de S. Jorge, e de forma pontual em outras ilhas do arquipélago dos Açores, como acontece na presente edição com actividades paralelas a realizar nas ilhas de S. Miguel e Graciosa. 

Para 2019 e no seguimento destas reuniões científicas, o CHAM, em cooperação com o Centro de Estudos de História do Atlântico, Misericórdia das Velas, Museu da Graciosa e a Casa da Madeira nos Açores, lançaram o repto a um conjunto de investigadores na área das Ciências Sociais e Humanas, para que se reunissem nas ilhas de S. Miguel, Graciosa e S. Jorge, durante o mês de Julho, de 2019, no sentido “cruzar” a produção de conhecimento científico sobre o espaço geográfico da Macaronésia, de modo contribuir para o estudo das similaridades existentes entre os arquipélagos de Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores, estabelecendo, assim, diálogos em torno das questões de identidade insular nestas ilhas, através dos seus laços históricos, das suas afinidades geográficas e da própria identidade cultural que une estas regiões insulares, compostas por um total de 28 ilhas habitadas, extensível à Europa e a África.

Espera-se que o encontro reúna comunicações que reflictam a realidade arquipelágica, organizadas em quatro painéis temáticos: «O Turismo e os impactos na dinâmica cultural dos insulares»; «Do povoamento das ilhas à construção de uma identidade insular»; «As tradições associadas à música e às expressões orais, enquanto elemento identitário dos ilhéus»; «O papel do património museológico e arquivístico na preservação da memória arquipelágica».