Graciosa Online

Cultura e sabores

Tarde Graciosense realizou-se em São Jorge

Cultura e sabores

Continuando a promover e a dar a conhecer a ilha Graciosa, os autores do livro A Graciosa ilha, José Nascimento Fernandes Ávila (fotografia) e Victor Rui Dores (texto), levaram a efeito uma Tarde Graciosense, correspondendo desta vez a um convite da Câmara Municipal de Velas. 

O evento decorreu na Casa Museu Cunha da Silveira, no passado dia 12 de Maio.

A iniciar a sessão usaram da palavra Roger Sousa, chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Velas (que, por questões de agenda, chegaria um pouco mais tarde, participando na sessão).

José Nascimento Fernandes Ávila teceu várias considerações sobre a sua exposição fotográfica, intitulada “Encantos de Mar, Terra e Sonho”, apresentando depois um filme com belíssimas imagens, e também da sua autoria, sobre a Graciosa. V

Rui Dores fez a apresentação da 3ª edição de A Graciosa ilha, discorrendo sobre a história, características e imaginário da “ilha branca”. 

O evento terminou com a degustação da doçaria e bebidas típicas da Graciosa, fornecidos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, havendo a registar momentos de agradável convívio. O edil velense ficou de tal maneira agradado com este formato de promover uma ilha que, ele próprio, se mostrou interessado em replicar o mesmo na ilha de São Jorge.




Recorde-se que, desde 2009 até aos dias de hoje, José Nascimento Fernandes Ávila e Victor Rui Dores realizaram Noites Graciosenses em Lisboa, Porto, Faro, Torres Vedras (por duas vezes), Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta, São Roque do Pico, Estados Unidos da América (por duas vezes, em Lowell, Peabody e San José na Califórnia), Canadá (Toronto), ilha da Madeira (por duas vezes, Funchal e Machico) e, agora, na ilha de São Jorge.




* Victor Rui Dores, texto
   José Nascimento F. Ávila, fotografias