Graciosa Online

Enologia

Graciosa recebe duas ações de sensibilização em novembro

Enologia


Realizam-se duas ações de sensibilização na ilha Graciosa nos próximos dias 5 e 6 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Sta Cruz da Graciosa, com duas temáticas na área da enologia.

No dia 5 de novembro, às 19h30, a ação de sensibilização “Boas Práticas Enológicas” pretende sensibilizar os vitivinicultores para as Boas Práticas Enológicas e para o uso correto de produtos enológicos durante todo o processo de vinificação e conservação do vinho, versando sobre a problemática da produção de um vinho de qualidade associada à aplicação de diversos produtos enológicos facilitadores do processo fermentativo e melhoradores da estabilização e conservação dos vinhos. 

No dia 6 de novembro, também às 19h30, realiza-se a ação de sensibilização “Porque analisa o vinho no Laboratório” que trata da importância das análises realizadas no Laboratório Regional de Enologia, em vinho, uvas, mostos e destilados (licores e aguardentes), fazendo referências aos limites legais que são determinados pelos Regulamentos da União Europeia. 

Esta ação pretende informar os vitivinicultores para a utilidade das análises que se realizam no Laboratório Regional de Enologia e como estas são importantes para a produção de um bom vinho.

Será palestrante Ana Romão, do Laboratório Regional de Enologia, Engenheira Agro-industrial com mestrado em Enologia e Viticultura.