O cartaz da Feira Taurinha da Ilha Graciosa de 2023 foi apresentado esta noite na Biblioteca Municipal.
A presença dos cavaleiros João Ribeiro Telles e Paco Velásquez, ex. matador de toiros, são novidade das duas corridas, na Praça de Toiros da Ilha Graciosa, agendadas para 12 e 14 de agosto.
Na corrida de sábado Tiago Pamplona, João Ribeiro Telles e Paco Velásquez lidam toiros de Jorge Mendes (adquiridos por Valentim Santos), enquanto na segunda-feira João Ribeiro Telles, João Pamplona e Paco Velásquez lidam 2 de Rego Botelho, 2 da Casa Agricola José Albino Fernandes e 2 de João Gaspar.
As pegas na primeira corrida estarão a cargo dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Aposento da Moita e Amadores do Ramo Grande, enquanto na segunda corrida pegam os forcados do Aposento da Moita, Amadores do Ramo Grande e de Merced (Estados Unidos).
As corridas são abrilhantadas pela Filarmónica Recreio dos Artistas.
João Ribeiro Telles
Nasceu a 23 junho 1989.
Desde cedo fez campanha em Espanha e chega à alternativa no Campo Pequeno no dia 4 de setembro de 2008 ,que se transformou numa noite inesquecível para a família e para tauromaquia mundial. Lotação esgotada na última vez em que seu avô, o Mestre David Ribeiro Telles, pisou uma praça, para testemunhar a sua alternativa concedida pelo seu pai.
Toureou em Espanha, França, Califórnia e México e chega a Madrid em 2018 para confirmar a alternativa em plena Feria de San Isidro, repetindo no ano seguinte presença na praça mais importante do mundo. Essa semana talvez tenha sido a mais importante da sua carreira até hoje, já que cortou uma orelha em Madrid e encerrou-se com 6 toiros a 2 de junho de 2019 na sua terra, Coruche.
Paco Velásquez
Mais tarde e já no México debuta com picadores em Puerto Vallarta, a 23 de Marco de 2011 e aí inicia a sua temporada mexicana que se estendeu por vários anos até que toma a alternativa de Matador de Toiros na localidade de Tequisquiapan a 28 de março de 2014 com Pablo Hermozo de Mendonza, Fermin Spinola e Alejandro Amaya. Lidou o toiro da alternativa pertencente a ganadaria de Javier Garfias de seu nome Gitanillo.
Apresenta-se como matador de toiros em Portugal na sua terra natal, nos Riachos com toiros de Paulo Caetano saindo em ombros depois de lhe terem concedido 3 voltas ao ruedo.
Em 2018 decide trocar a flanela pelos cavalos, um gosto que sempre teve desde pequenino e com a ajuda de Diego Ventura foi levando cada vez mais a sua ideia e a sua afición ao cavalo para a frente até que decide ser cavaleiro tauromáquico.
