Graciosa Online

Leitura socialista

Contas do Município graciosense aprovadas por unanimidade na Assembleia

Leitura socialista


As contas de gerência de 2019 do Município de Santa Cruz da Graciosa foram aprovadas, por unanimidade, na reunião de segunda-feira da Assembleia Municipal.

O grupo do Partido Socialista apresentou a seguinte DECLARAÇÃO DE VOTO:


"Prestação de Contas referentes ao ano 2019

O Grupo Municipal do Partido Socialista entende que os documentos de prestação de contas referentes ao ano 2019 refletem um elevado grau de concretização dos compromissos assumidos aquando da apresentação do orçamento desse mesmo ano.

No global, as Receitas registaram uma execução de 90,21%, enquanto as Despesas foram executadas em 84,50%.

Analisando mais em pormenor, verifica-se que o Plano Plurianual de Investimento foi executado em 73,25%, as Atividades Mais Relevantes 73,80%, enquanto as Grandes Opções do Plano esse valor atingiu 80,40%. Em termos contabilísticos, estes resultados analisados, referentes às Receitas, evidenciam uma execução bastante alta a favor da Câmara, não significando, contudo, que os Graciosenses tenham uma carga fiscal mais elevada, refletindo, sobretudo, um maior rigor.

A Câmara Municipal, apoiou novamente as Juntas de Freguesia, voltou a apoiar as instituições culturais e desportivas da ilha, apostou nos programas de emprego, reabilitou os seus bairros sociais, melhorou o Centro Histórico, reforçou a recolha de resíduos com a aquisição de uma nova viatura, efetuou melhoramentos na rede de água, terminou o tão esperado Parque Empresarial e dotou o Parque de Campismo com o imprescindível edifício de apoio.

Nota-se também um grande esforço ao nível de execução de projetos em andamento, planeamento dos novos e a respetiva apresentação de candidaturas a fundos comunitários. Além disso, mantém os apoios referentes à natalidade e bolsas de estudo, como forma de combater a desertificação humana e promover a igualdade no acesso ao ensino superior.

Assim, a ação da Câmara Municipal fica refletida na maior relevância das Funções Sociais no conjunto da execução. Verifica-se também que houve redução da dívida bancária em 164 mil euros, enquanto baixaram os compromissos assumidos para exercícios futuros, em 1 milhão de euros.

O município de Santa Cruz da Graciosa, segundo este documento aqui analisado, mantém as contas certas e os números deste relatório satisfazem bastante quando comparados com exercícios anteriores, demonstrando, de forma convincente, que os orçamentos apresentados têm sido realistas, com deve ser, daí o Grupo Municipal do Partido Socialista ter dado o seu voto favorável, sem reservas, às contas referentes a 2019. Graciosa, 29 de junho de 2020.

O Grupo Municipal do Partido Socialista"