Graciosa Online

Reconhecimento da Região

Victor Rui Dores e Teodora de Borba recebem Insígnias Autonómicas

Reconhecimento da Região


Victor Rui Dores e Teodora de Borba são dois dos agraciados na próxima segunda-feira, nas comemorações do Dia dos Açores que este ano terão lugar no Concelho da Madalena, ilha do Pico. 

O professor natural da ilha Graciosa receberá a Insígnia Autonómica de Reconhecimento que também será atribuída a Maria Teodora de Borba. 

Embora natural da ilha de São Jorge, Teodora de Borba fixou-se na ilha branca, onde foi professora, autarca e diretora do Museu da Graciosa. 

A atribuição das Insígnias Honoríficas Açorianas é feita por decisão parlamentar e a sua imposição tem lugar em sessão solene presidida pelos presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores.

O Dia dos Açores foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980, pretendendo-se “comemorar a açorianidade e a autonomia do arquipélago”, sendo na Segunda-Feira do Espírito Santo, a segunda-feira imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, porque “se alicerça no facto da comemoração do Espírito constituir a principal festividade do povo açoriano”.