Graciosa Online

Título dourado - VÍDEOS

José Ávila apresenta voto de congratulação pela subida do Graciosa FC

Título dourado - VÍDEOS


A propósito da subida do Graciosa FC ao Campeonato de Futebol dos Açores, o deputado José Ávila, do PS, apresentou hoje um voto de congratulação que foi aprovado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. 



"VOTO DE CONGRATULAÇÃO 

Senhora Presidente da Assembleia 
Senhoras e Senhores Deputados 
Senhor Presidente 
Senhoras e Senhores Membros do Governo 

O Graciosa Futebol Clube, com sede em Santa Cruz da Graciosa, foi fundado em 1939, por Frederico Cabeceiras, Frederico Cardoso, Tenente Mesquita, Juvenal Martins, entre outros. Em setembro de 1972 filia-se na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e a partir daí tem marcado presença regular nas provas federativas. 

Durante muitos anos este clube apostou, por opção, na formação de atletas, primeiro sob a orientação do professor Manuel Mendonça e, mais recentemente, com Pedro Gil, com claros benefícios para o próprio clube como para outros, quer da ilha, quer mesmo de fora da ilha. 

Regista no seu palmarés um conjunto de vitórias nas provas ao nível interno, quer Torneios de Abertura, Taças de Ilha ou Campeonatos e, por isso, foi representante da ilha em diversos apuramentos de Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, tendo representado as ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa, área de jurisdição daquela entidade, por duas vezes na Taça de Portugal e ainda tendo sido finalista da Taça Açores outras tantas vezes. 

Mas nada que se compare com o feito conquistado no passado sábado. O Graciosa Futebol Clube sagrou-se campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e, por conseguinte, conquistou o direito de participar na época desportiva 2018/2019 no Campeonato de Futebol dos Açores, juntando-se, assim, ao Sport Clube Marítimo e ao Sporting Clube de Guadalupe. 

O Graciosa Futebol Clube mudou a sua história, com Manuel Henrique Andrade na presidência da Assembleia Geral, Ilberto Silva no Conselho Fiscal e uma Direção constituída por Pedro Andrade, seu Presidente, André Silva, Secretário, e João Avelar, Tesoureiro, líderes de uma vasta equipa de outros jovens diretores que tudo deram para atingirem o objetivo a que se propuseram no início do seu mandato. 

Pedro Gil, técnico principal, coadjuvado por Carlos Picanço e Manuel Bruno Pacheco, apoiados pelos diretores desportivos Duarte Correia e Luís Correia, são, de facto, em conjunto com todos os atletas do clube, responsáveis pelo virar de página da história do clube que conta com 78 anos de vida. 

Não é demais recordar que a Ilha Graciosa, segundo os censos de 2011, tem uma população residente de apenas 4.391 pessoas, fator que cria grandes dificuldades no recrutamento de atletas, mas, mesmo assim, tem 5 clubes de futebol ativos, registando uma taxa absoluta de participação desportiva ligeiramente acima da média regional e com mais de metade dos jovens dos 8 aos 18 anos a praticar desporto federado, cerca de 2 pontos acima da média regional. 

Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida na sessão plenária de maio, aprove o seguinte Voto de Congratulação: 

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pelo facto do Graciosa Futebol Clube, presidido por Pedro Andrade e orientado por Pedro Gil, ter-se sagrado Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, na época 2017/2018, e ter conquistado o direito de participar no Campeonato de Futebol dos Açores na época 2018/2019. Esta congratulação é extensiva a todos os atletas, equipa técnica, dirigentes, sócios e simpatizantes.” Além do próprio Graciosa Futebol Clube, deve ser dado conhecimento deste voto à Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, à Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e Associação de Futebol de Angra do Heroísmo". 

Horta, Sala das Sessões, 15 de maio de 2018. 

José Manuel Gregório de Ávila






A este voto associou-se o deputado do PSD, João Costa, sublinando a vontade de vencer do Graciosa FC e a importância da formação.