Local

Doentes internados nas unidades de saúde voltam a receber visitas (Vídeo)

No Hospital de Ponta Delgada, ainda estão a ser criadas condições para garantir uma retoma em segurança.

© hospitaldaluz.pt

A circular normativa publicada pela autoridade regional de saúde elenca os procedimentos que devem ser cumpridos pelas unidades de saúde e pelos visitantes

Cada unidade de saúde deve ter um plano para a operacionalização das visitas e identificar um profissional responsável pelo processo. Deve dotar os familiares e outros visitantes de informação relativa às condições nas quais as visitas decorrem.

As visitas devem ser de 15 minutos, privilegiando sempre que possível o esquema de um visitante por quarto, sendo esta uma situação ajustável mediante as condições da instituição e a situação epidemiológica local.

A unidade de saúde deve garantir também que a visita decorre preferencialmente num espaço amplo com condições de arejamento. No caso de decorrerem em quartos partilhados terão de ser criadas condições de separação física.

É também responsabilidade da unidade de saúde a disponibilização de produtos de higienização das mãos antes e após o período de visita bem como de uma máscara cirúrgica.

RTP/Açores