Parlamento

Parlamento discute resultados escolares e saúde a partir de hoje

Uma interpelação e dois debates, um deles de urgência, vão marcar a agenda desta semana da Assembleia Regional, que reúne a partir de hoje na Horta.

Parlamento discute resultados escolares e saúde a partir de hoje

© Herberto Gomes



O Governo quer discutir, por iniciativa própria, o futuro dos fundos comunitários no pós 2020.

Já o PS quer analisar os resultados dos exames escolares, ao passo que o PSD pretende debater o funcionamento do Serviço Regional de Saúde.

Desta vez, o Governo e o PS anteciparam-se aos partidos da oposição em matéria de agendamento do plenário.

O executivo de Vasco Cordeiro terá prioridade sobre os partidos com assento parlamentar, no período destinado ao debate de assuntos de interesse regional.

O Governo propõe que o Parlamento se pronuncie sobre o futuro da União Europeia e dos respetivos fundos comunitários após 2020.

Depois segue-se, na agenda, uma interpelação ao Governo, proposta pelo Partido Socialista, sobre o resultados dos exames escolares nacionais, onde os alunos açorianos registaram ligeiras melhorias.

Por fim, será a vez do PSD fazer também um debate de urgência sobre o Serviço Regional de Saúde, cujo funcionamento tem merecido críticas por parte dos social-democratas.

A agenda parlamentar desta semana inclui ainda sete propostas de quase todos os partidos com assento parlamentar.

O PS quer alargar o número de beneficiários do programa "Berço de Emprego", ao passo que o PCP insiste no acréscimo ao salário mínimo regional e no aumento do complemento de pensão e da remuneração complementar.

Já o Bloco de Esquerda leva ao Parlamento uma proposta para suspensão da privatização da SATA e outro para que seja feita uma auditoria técnica às obras do porto da Horta.

O CDS quer que a Região exija do Governo da República a reparação dos danos ambientais provocados pelos norte-americanos na Base das Lajes...

Por fim, o PSD volta à carga com o caso ARRISCA, desta vez para exigir que o Tribunal de Contas faça uma auditoria aos apoios financeiros concedidos àquela instituição social.

Antena 1 Açores