Parlamento

Parlamento escolhe novo presidente esta tarde

Luís Garcia, do PSD, e Bárbara Chaves, do PS, disputam esta tarde a presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Parlamento escolhe novo presidente esta tarde
Luís Garcia, deputado do PSD eleito pelo Faial, era já o nome apontado como certo, para novo presidente da Assembleia Regional.

Uma escolha aparentemente consensual dentro do grupo parlamentar social-democrata, uma vez que o deputado faialense já vinha ocupando o cargo de vice-presidente do parlamento, em anteriores legislaturas.

Ainda assim, Luís Garcia necessita não apenas do apoio do seu grupo parlamentar, mas também dos votos dos partidos da coligação que vai formar governo: o CDS e o PPM, e também do Chega e do Iniciativa Liberal.

Á espera de um eventual percalço neste processo de eleição está a bancada do PS, que já fez saber que vai propor o nome de Bárbara Chaves, deputada eleita por Santa Maria, como candidata a presidente do Parlamento.

Bárbara Chaves já tinha assumido as funções de secretária da Mesa da Assembleia em anteriores legislaturas e desempenhava, nos últimos anos, as funções de presidente da Comissão de Economia.

Também esta manhã, a bancada do PSD elegeu para líder parlamentar, Pedro Nascimento Cabral, vice-presidente do partido, e deputado eleito por São Miguel.

O PS ainda não elegeu o seu líder parlamentar, mas é provável que o cargo continue a ser ocupado por Francisco César, que vinha assumindo essas funções na anterior legislatura.

No CDS, a liderança da bancada deverá ser ocupada, provisoriamente, por Artur Lima, líder do partido, até que este venha a assumir funções governativas.

Depois disso, será Alonso Miguel, que substitui Artur Lima no parlamento, a assumir a liderança da bancada centrista.

No PPM, Paulo Estêvão será, tudo indica, o líder da sua bancada; no Chega será Carlos Furtado a assumir essas funções e no Bloco de Esquerda, António Lima, o líder do partido.

Os restantes partidos com assento parlamentar têm apenas 1 deputado cada.

Nuno Barata no Iniciativa Liberal e Pedro Neves no PAN.

A Assembleia toma posse esta tarde.

Antena 1 Açores