Política

Observatório do Atlântico criado na ilha do Faial (Vídeo)

Está formalmente criado o Observatório do Atlântico. A sede fica na ilha do Faial. A presidência do Conselho de Orientação Estratégica é assumida pelo Governo Regional. Trata-se de uma rede de ciência e tecnologia, que tem como objetivo promover a proteção, investigação, monitorização e exploração económica do espaço marítimo sob soberania portuguesa.

© SIARAM

O Observatório do Atlântico é uma rede de ciência e tecnologia coordenada pela Universidade dos Açores, que conta com o Governo Regional na presidência do Conselho de Orientação Estratégica.

A cerimónia de constituição do Observatório do Atlântico contou com a presença de um secretário de estado e dois ministros, que vieram aos Açores demonstrar a disponibilidade do Governo da República para colaborar neste projeto.

São parceiros no Observatório do Atlântico, a Universidade dos Açores, o IPMA, o Instituto Hidrográfico, o Air Centre, a estrutura de missão para a extensão da plataforma continental, a Escola do Mar, o Fundo Regional de Ciência e Tecnologia e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, da Madeira.

Para já o contrato, assinado entre estas instituições, vigora por um período inicial de 5 anos, podendo ser prorrogado posteriormente.

Telejornal