Ouvir
José Candeias
Em Direto
José Candeias

Apoios

9ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin)

De 27 de fevereiro a 6 de março, no Cinema S. Jorge, em Lisboa.

|

9ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin)

Tradicionalmente, o festival FESTin apresenta a diversidade da produção cinematográfica dos nove países ligados à lusofonia – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste. E todos eles estarão representados este ano, num certame que promete muitas novidades.

Filme - "Como nossos Pais"

Em 2018, a abertura do festival faz-se com o filme brasileiro “Como nossos Pais”, da realizadora Laís Bodanzky, que estará presente. Protagonizado por Maria Ribeiro e Paulo Vilhena atores bem conhecidos da televisão, conta ainda no elenco com Clarice Abujamra e Herson Capri, e é distribuído em Portugal pela produtora Alambique. Vários outros filmes da competição oficial e das mostras paralelas trazem para as telas do cinema artistas que o grande público se habituou a ver em novelas e séries televisivas, garantindo assim uma maior adesão popular.

O FESTin divide-se em três seções competitivas, que premeiam as melhores longas-metragens de ficção, curtas-metragens e documentários. Na competição das longas-metragens, destaca-se uma seleção de projetos estreados mundialmente no Festival de Berlim (por exemplo, “Mulher do Pai”), e pelo pelo menos uma com antestreia no Festival de Sundance (“Não Devore o meu Coração”). Teremos também filmes inéditos portugueses e de outros países africanos.

Entre as seções paralelas, a Mostra de Cinema Brasileiro apresenta alguns títulos recentes estreados nos maiores festivais do país (Mostras do Rio de Janeiro e de São Paulo; Festival de Gramado). No âmbito social do Festival, há a Mostra de Inclusão Social FESTin +, vocacionada para a Terceira Idade, e a Festinha –, dedicada ao público infantil, a qual inclui sessões para escolas.

Um dos destaques especiais desta 9ª edição é a Mostra Latim em Movimento, inspirada na língua originária de Portugal e de países como Espanha, França, Itália e Roménia, entre outros. Através desta rede latina promovemos uma união entre Europa e Américas, alargando o universo do nosso FESTin.

Com o Apoio Antena1!