Ouvir
Antena Aberta
Em Direto
Antena Aberta

Apoios

Conferência de Natal - Ciência Viva

Com a Investigadora Paula Sobral

|

Conferência de Natal - Ciência Viva

A 6.ª Conferência de Natal da Ciência Viva terá lugar no próximo dia 20 de Dezembro, quarta-feira, às 19.00, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Muitos dos plásticos que usamos acabam no mar, representando uma ameaça para o ambiente e sendo reconhecidos como um problema global. Com o passar do tempo decompõem-se em fragmentos mais pequenos, sem nunca desaparecerem do oceano. A estes microplásticos juntam-se os que são utilizados como matéria-prima na indústria, as microesferas dos produtos de higiene e as fibras de roupa.

Muitas vezes invisíveis a olho nu, estas partículas absorvem compostos orgânicos persistentes na água e libertam aditivos tóxicos. Acabam por ser ingeridas por muitos organismos marinhos que as confundem com alimento, podendo depois atingir as populações humanas através do consumo de produtos do mar.
O problema é complexo mas existem iniciativas para a redução dos microplásticos e todos teremos de fazer a nossa parte como consumidores e como cidadãos. Cada um de nós pode, diariamente, fazer pequenos gestos que contam para a mudança global, como reduzir o uso de plástico, reutilizar ou reciclar recipientes usados e recusar produtos de cosmética e de higiene com microplásticos.

Intitulada Microplásticos? Nem para enfeites de Natal!, terá como convidada a investigadora Paula Sobral, bióloga, investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.