Ouvir
Cinemax
Em Direto
Cinemax

Apoios

FITA - Festival Internacional do Alentejo

De 29 de Abril a 8 de Maio

|

FITA - Festival Internacional do Alentejo

FITA MARCA O REGRESSO DO TEATRO AO ALENTEJO
8 países representados no festival, que vai acontecer em 8 municípios da região

“Sim, o FITA vai mesmo acontecer.” É assim que António Revez, Director do Festival Internacional do Alentejo,
responde quando questionado sobre a realização do evento. O estado de emergência e as duras medidas de contenção implementadas empurraram a oitava edição do FITA para o final de Abril e “obrigaram a uma redução no número de países representados e de municípios aderentes”, explica o responsável. Ainda assim, o festival vai acolher 17 espectáculos de 8 países: Espanha, Chile, Argentina, México, Cuba, República Dominicana, Moçambique e Portugal.
Com a abertura das salas de espectáculos prevista para dia 19 de Abril, o FITA é, em muitos concelhos, a primeira iniciativa cultural a acontecer após o início da pandemia, em Março de 2020. Embora reconheça que “este ano o desafio é ainda maior”, António Revez avança que “os artistas e técnicos de todas as companhias convidadas serão testados” à COVID-19, de forma a garantir a segurança de todos, inclusive do público.
Nesta oitava edição, o FITA decorre de 29 de Abril a 08 de Maio nos concelhos de Beja, Aljustrel, Almodôvar, Campo Maior, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém.
Com 30 apresentações agendadas, o festival terá ainda espaço para o lançamento do volume VI da Colecção Novas Dramaturgias, com a presença dos autores que integram a obra (Rui Xerez de Sousa e Sandra Gomes) e um debate sobre o Teatro na actualidade.