Ouvir
A Fé dos Homens
Em Direto
A Fé dos Homens

Apoios

Maratona da Saúde 2021 - Doenças Infecciosas

|

Maratona da Saúde 2021 - Doenças Infecciosas

A Maratona da Saúde 2021 (8ª Edição) é dedicada às Doenças Infecciosas

Na Antena 1:
2ª feira – 25 de Outubro
14h45 – Filomena Crespo com Médico Manuel Salavessa

3ª feira – 26 de Outubro

14h45 – Filomena Crespo com Dr.ª Joana Azeredo 

4ª feira – 27 de Outubro
14h45 – Filomena Crespo com Dr.ª Maria Clara Bicho

6ª feira – 29 de Outubro
09h40 Filomena Crespo com a Drª Maria de Belém Roseira
*****

A 8ª Edição da Maratona da Saúde dedicada às Doenças Infecciosas vai acontecer, no dia 29 de Outubro e consistirá num espetáculo solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional, das 10h às 13h e das 15h às 17h30.
A maratona televisiva, será apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato e terá como mote “A Ciência Faz História”. Este dia solidário tem como principais objetivos sensibilizar para as doenças infecciosas e incentivar a solidariedade, visando angariar fundos para financiar a investigação biomédica de excelência em Portugal, especificamente nesta área, através dos Prémios Maratona da Saúde.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, saudou o trabalho prestado pela Maratona da Saúde: "A Maratona da Saúde diz-nos que a "Ciência faz História", e não poderia ser outro o tema escolhido. Enquanto comunidade nacional, europeia e global, vivemos intensamente essa realidade. A ciência fez história no combate à pandemia (...) um feito sem precedentes, só possível pela partilha do conhecimento. A iniciativa Maratona da Saúde deve também envolver-nos a todos, porque o seu objetivo é que a nossa solidariedade possa criar as condições para um prémio de investigação em parceria com a FCT. Um dia, uma maratona, uma ocasião para reafirmarmos o nosso agradecimento à ciência e a todos aqueles que se dedicam à investigação biomédica".

Este evento contará com a presença de testemunhos de doentes, médicos, cientistas e parceiros e ainda com o entretenimento de muitas caras conhecidas e músicos durante toda a emissão. Os vencedores dos Prémios Maratona de Saúde para a Investigação em Doenças Raras, financiadas com os fundos angariados no durante o Dia Solidário da edição passada serão também conhecidos nesta ocasião. A novidade desta edição especial são os diretos regulares que irão acontecer a partir do conceituado Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, onde estará uma equipa da RTP a entrevistar cientistas que desenvolvem o seu trabalho na área das doenças infecciosas. Esta é uma oportunidade para o público sentir o pulso de um instituto de investigação científica que diariamente trabalha para trazer a esperança de encontrar soluções inovadoras para as doenças que nos afetam a todos.
Como vai sendo hábito nos dias solidários da Maratona da Saúde, irá também ser criado um mural de arte urbana com o mote “A ciência faz história”, a ser realizado pelo artista Jorge Cordeiro, conhecido como Miúdo.

As Doenças Infecciosas são um grave problema de saúde pública e é essencial continuarmos a alertar para prevenção, para um diagnóstico precoce e para tratamentos eficazes para estas doenças, muitas vezes ainda associadas a estigma e preconceito. Entre estas contam-se a Meningite, Hepatite, HIV-SIDA, Malária e outras doenças tropicais, a gripe, e, naturalmente, a COVID-19 resultante da infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Temas como as vacinas e os antibióticos serão também enquadrados na sensibilização deste dia solidário, uma vez que consistem nos principais meios de prevenção das doenças infecciosas.

As edições anuais da Maratona da Saúde consistem em várias iniciativas de sensibilização organizadas em todo o país e culminam num dia solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional durante várias horas (maratona televisiva). Este projeto só é possível em Portugal graças ao apoio de todas as entidades que se associam à Maratona da Saúde, entre os quais a RTP, a Fundação Altice Portugal, Cev Fiscalidade, Instituto Gulbenkian de Ciência, Creative Minds, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Vieira de Almeida, Janssen, Roche, Banco BPI/Fundação “la Caixa”, Creating Health, Missão Continente, Câmara Municipal de Oeiras, Ciência Viva, Associações de Doentes e Sociedades Médicas, entre outros.


Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados das seguintes formas ao longo da edição:
  • Chamadas de valor acrescentado para o 761 20 60 90 (1€+IVA)
  • Transferência bancária através do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73
  • www.maratonadasude.pt

Facebook: Maratona da Saúde