Ouvir
Noticiário Nacional
Em Direto
Noticiário Nacional

Concertos

Festival de Música de Setúbal

De 24 a 28 de Maio

|

Festival de Música de Setúbal

A 8ª edição do Festival de Música de Setúbal começa dia 24, como nos conta Ana Sofia Carvalheda.


Festival de Música de Setúbal, que irá decorrer de 24 a 28 de Maio, está agora na sua oitava edição e continua a ser um fenómeno cultural único e pioneiro que junta artistas mundialmente aclamados, tanto nacionais como internacionais, com a comunidade local – incluindo quase 10.000 jovens desde a sua primeira edição – na criação e performance musicais, sob a bandeira da inclusão através da música.
Todos os anos, o programa do Festival foi ganhando inspiração e integridade através de temas que verdadeiramente interessam a Setúbal: “Home”, no seu conceito mais vasto, é o tema escolhido para este ano. Uma das novidades desta oitava edição é a realização de um Simpósio Internacional dedicado ao tema Música, Saúde e Bem-estar que irá juntar especialistas e profissionais das áreas da Musicoterapia, da Saúde e da Educação. O Simpósio terá lugar no Auditório do Instituto Politécnico de Setúbal, no dia 28 de Maio.
Na sequência da Conferência de Imprensa realizada hoje em Setúbal apresentamos a Programação Completa da 8.ª Edição do Festival de Música de Setúbal que reunirá artistas notáveis, alguns da região e outros de locais mais distantes e que marcam, pela primeira vez, presença no Festival.



A cantora e acordeonista tradicional Celina da Piedade, uma estrela nascida na região de Setúbal, abre as hostes em casa, com sua própria banda, o Cante Alentejano, jovens músicos de Setúbal e um convidado especial – João Gil. A noite seguinte começa com a Orquestra Sinfónica Portuguesa que se afasta um pouco da sua casa – o Teatro Nacional de São Carlos – para presentear Setúbal com um programa internacional, unindo forças com os jovens músicos da Camerata do Festival e dos Conservatórios de Palmela e Setúbal, dirigidos pelo premiado jovem maestro português Nuno Coelho. São de destacar também os concertos da artista de nacionalidade Alemã-Egípcia, sediada em Londres, Merit Ariane e o regresso do maestro Pedro Teixeira, desta vez com o Coro Ricercare de Lisboa. O Festival encerra com o incomparável e inspirador Ensemble Juvenil de Setúbal, acompanhado pela extraordinária cantora de jazz Maria João. O Ensemble, que inclui na sua formação jovens percussionistas de tradição africana/latina, instrumentistas clássicos, músicos de jazz e jovens com necessidades educativas especiais, é o exemplo perfeito do conceito de inclusão cultural e social, merecendo as honras de encerramento do Festival e o privilégio de ter, este ano, a cantora Maria João - uma das figuras incontornáveis do jazz em Portugal – como madrinha.
Como sempre, a criatividade e a participação dos muitos jovens de Setúbal dão a força vital sendo o propósito do Festival.
Os visitantes do Festival poderão ainda desfrutar de apresentações em alguns dos mais belos e históricos monumentos de Setúbal. 
Convidamo-lo a experimentar a personalidade única desta cidade e a sentir-se “em casa” na diversidade acolhedora das suas ofertas artísticas