Ouvir
Portugal em Direto
Em Direto
Portugal em Direto

Concertos

Festival MED 2018

De 28 de Junho a 01 de Julho em Loulé

|

Festival MED 2018

Festival Med, organizado pela Câmara Municipal de Loulé, é um evento de World Music inspirado na cultura mediterrânica, que transforma o centro histórico de Loulé num desfile de manifestações artísticas e fusão de culturas.

A 15ª Edição do Festival Med realiza-se este ano de 28 junho a 01 de julho no Centro Histórico de Loulé
Este evento conta com 9 palcos por onde passarão as mais variadas propostas da World Music. 


FESTIVAL MED
Incluído no roteiro dos maiores festivais de Word Music da Europa, o Festival MED tem lugar no casco medieval da cidade de Loulé. Para além de um alinhamento musical que traz a Portugal os melhores nomes das músicas do mundo, este festival passa também por uma fusão de manifestações culturais que vão desde a gastronomia às artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, workshops, e muito mais, com um claro objetivo de divulgar as várias culturas do mundo.

Origem

A 1ª edição do MED surge no âmbito de várias iniciativas promovidas por Loulé -Cidade Anfitriã do Euro 2004, numa tentativa de concretizar um festival de “música diferente e único”, que potenciasse a promoção do Concelho e permitisse qualificar e diversificar a oferta da sua principal atividade económico - o turismo. Assim, promover e revitalizar a zona histórica da cidade, numa perspetiva de dinamização cultural e, simultaneamente, de divulgação da cultura dos países da Bacia do Mediterrâneo, e da imagem turística em tempo de verão constituíram, em termos gerais, os objetivos da sua realização.
Desde esse ano o Festival MED cresceu, ganhou um maior número de visitantes e de “adeptos”, pelo que o recinto se tem vindo a alargar de ano para ano.
Por outro lado, o Festival é uma iniciativa que contribui significativamente, para a prossecução dos objetivos previstos na própria Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé no que diz respeito à dinamização, recuperação, valorização em sustentabilidade dos espaços construídos e preservação do património. Ainda no que diz respeito ao Turismo, o MED pretende incentivar um turismo sustentável, promover a qualidade e fomentar a criação de fatores diferenciadores.
Para além dos espetáculos e de todas as atividades culturais realizadas, é desenvolvido um trabalho minucioso e criterioso, na preparação de toda a envolvente paisagística e patrimonial, com especial atenção para a decoração de todo o recinto, onde se pretende recriar o ambiente mediterrânico, através de elementos típicos dos países dessa zona, transmitindo ao visitante a essência do evento, repleto de música, arte,
cheiros e sabores e muita animação.
Assim, o ambiente a recriar no riquíssimo “palco natural” da Zona Histórica de Loulé, onde para além do tipicíssimo das casas e das ruas, o Convento Espírito Santo, a Igreja Matriz, os banhos públicos islâmicos de Loulé (descobertos durante escavações arqueológicas), e o Castelo, símbolo máximo do período árabe e medieval, permitem um enquadramento perfeito para que o público viva o verdadeiro espírito do
Mediterrâneo.


Links: