Ouvir
Rosa dos Ventos
Em Direto
Rosa dos Ventos

Concertos

Festival Y#16

De 20 de Março a 11 de Julho

|

Festival Y#16
Festival Y#16 inicia a 20 de março com concerto de Budda Power Blues.
Festival Y#16 - festival de artes performativas decorre de 20 de março a 11 de julho, nas cidades da Covilhã e Castelo Branco.

"Agora que falamos de territórios de baixa densidade… é precisamente numa dessas regiões que acontece um dos festivais de artes performativas mais antigos do interior e do país, o Festival Y. É com o desejo de fazer o melhor para a região que partimos para cada edição, na tentativa de quebrar fronteiras que o próprio país criou. Voltamos a trazer novos criadores, a provocar novos cruzamentos e a provocar os diversos públicos para novos desafios, sempre com o objetivo de mostrar as mais recentes criações nacionais ou estrangeiras. Renovamos a programação ao apresentar estruturas e criadores que pela primeira vez estão na região, devido às cumplicidades que criámos, das quais um bom exemplo é o Citemor-Festival de Montemor-o-Velho e a La Fundición de Bilbau. Com esta última, é novamente possível ligar este território ao País Basco através do projeto Do outro lado/Al otro lado que permite a circulação de criadores portugueses e bascos. essa cumplicidade que nos une ao longo dos anos a outros palcos da região - e aqui é justo mencionar a parceria com o Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - e que nos permite contrariar a ideia de que nada acontece nos “tais territórios” onde se pagam as portagens mais caras do país.
Apresentamos também dois eixos de programação e criação que complementam o trabalho iniciado com o Festival Y#16 e que são o Em Trânsito - Y a caminho do Y - artes performativas para novos públicos e o Y Públicos 2020 -Eixo de Programação Artístico-Pedagógica.
É por estas razões que resistimos e também porque acreditamos que o futuro dará uma imagem mais nítida do trabalho que os profissionais das artes performativas têm desenvolvido ao longo de anos neste território, para o qual parece que só agora o país acordou."


Rui Sena

O programa pode ser consultado em quartaparedecovilha.wordpress.com.

O Festival Y#16 é organizado pela Quarta Parede e financiado pelo Governo de Portugal – Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal da Covilhã, Câmara Municipal de Castelo Branco, Fundação INATEL e ADC - Águas da Covilhã. Contando com o apoio à divulgação da Antena 1 e Antena 2.